Era cilada? Eis o que os seguidores que se emocionavam com os posts de Bruno Baqueta, o "viúvo do Twitter", podem se perguntar.
O fotógrafo, que fez sucesso nas redes sociais com seus posts - 'cartas abertas '- de luto sobre a morte da esposa, agora é alvo de críticas (e piada) após ter sido exposto por uma suposta amante, Luiza Rocha, a Luba. A mulher detalha um longo relacionamento com Baketa e muitos traumas após ter sido abandonada. Em março deste ano, ele deu uma entrevista para revista "Marie Claire" sobre o luto e criação da filha do casal.
Além disso, outras mulheres declararam ter sido paqueradas por Baketa quando demonstraram apoio pela perda. Para entender a história, que está entre os assuntos mais comentados do Twitter, confira o esquema abaixo:
Sucesso nas redes
Bruno Baketa, cujo nome verdadeiro é Bruno Mendes, começou a desabafar sobre seu luto no Twitter pouco após a morte da esposa, Ivy Beatriz, 33 anos, no final de fevereiro. Em março, ele até deu entrevista para a Marie Claire, que citou um de seus posts:
"Mô, senti uma necessidade muito forte de vir aqui na cachoeira onde batizamos Lulu. Coloquei os pés na água e fiquei pensando e relembrando várias coisas. Conversei com você e espero que você tenha me ouvido daí... E acredito que ouviu, porque te senti um pouco por perto. Eu te amo".
Lulu é a filha do casal. Segundo a matéria, Baketa se apaixonou por Ivy à primeira vista e logo no início do relacionamento soube que a mulher sofria com uma síndrome rara, a Klippel Trenaunay. Trata-se de uma condição que causa malformações venosas ou veias varicosas e hipertrofia óssea e/ou tecidual.
Com a morte dela anos depois, Baketa disse ter sentido vontade de desabafar e usou o Twitter para isso. Conquistou visibilidade na rede e, pelos relatos agora expostos, fez muita gente se emocionar com sua história.
Plot-twist
A versão da amante veio à tona na noite de segunda-feira (17) quando Luiza Rocha, a Luba, decidiu expor tudo que sofreu ao se envolver com um homem casado, "acreditando que ele estava se separando" para ficarem juntos.
prints da thread do exposed do bruno baketa, o viúvo do twitter pic.twitter.com/Tsrq2fGfxM
— eilizinha (@madftomato) July 18, 2023
Segundo ela, foi um ano conturbado, "de muitas idas e vindas". "Desde que nos conhecemos, ele me assegurou repetidamente que estava em processo de separação e que desejava construir uma vida comigo. Ele expressou seus sentimentos, compartilhou seus planos futuros e afirmou que estava em transição de seu relacionamento atual", relatou.
Luba diz que compartilharam momentos íntimos e acredita ter construído com ele uma conexão profunda a caminho de um futuro juntos. "Sua dedicação e carinho me levaram a confiar em suas palavras e acreditar que ele estava agindo de forma honesta e verdadeira".
A mulher afirma que uma semana antes da morte de Ivy, Baketa estava em seu apartamento pedindo que ela continuasse esperando - ela já havia se separado do marido por ter se apaixonado pelo fotógrafo. Até que, após a tragédia, diante tudo que ele escrevia nas redes sociais, a ficha de Luba começou a cair.
"Meu coração foi partido em milhões de pedaços. E isso é um lembrete de que as pessoas podem ser complexas e suas ações nem sempre são previsíveis. (...) O viúvo do Twitter ganhou muitos seguidores às custas da minha sanidade, expondo uma história que não parecia real para mim. Até hoje não sei o que foi real. Entrei em surto. Fui diagnosticada com estresse pós-traumático, depressão severa que levou a automutilação e tentativa de suicídio. Eu carreguei uma culpa que não era minha e isso fez eu querer que tivesse sido eu, não ela", desabafou.
Luba citou ainda posts que ele fez em referência ao luto que teriam sido antes dedicados a ela anteriormente. Em meio a isso, a mulher diz que chegou a ser internada em uma clínica psiquiátrica para se recuperar.
O longo relato de Luba foi compartilhado por diversos perfis. Curiosos encontraram posts antigos dela, que já indicavam o relacionamento com o fotógrafo. Em 19 de fevereiro, por exemplo, a mulher escreveu: "E Luiza, que sempre foi a sua cara, está a cara da mãe. Fiquem bem. Vocês estão no meu coração".
Dor ou engajamento?
Com a repercussão do exposed de Luba, outros relatos vieram à tona. A usuária Bruna (@brucaixeiro), por exemplo, disse que "chorava com as cartas do viúvo".
"Descobri que ele era daqui de Nova Iguaçu, citei isso em um de seus posts e ele me chamou pra sair", relatou, acrescentando que desconversou ao mesmo tempo que ficou surpresa por não imaginar que ele tivesse "cabeça pra pensar em date" naquele momento. Veio daí a impressão de que ele usava a comoção causada com os posts para sair com mulheres.
Outros destaques
Uma usuária da rede contou que foi até perseguida por Baketa em uma festa do trabalho. "Até me escondi pra ele parar de encher e ele imediatamente me mandou DM [mensagem direta no Instagram]".
O Bruno enquanto casado, já com uma amante, dando em cima de uma terceira, sua colega de trabalho. pic.twitter.com/ACqXbIBWdg
— deminho (@darkthronezera) July 18, 2023
Ela diz que tal perseguição continuou por meses. "Assustei quando descobri que, além de assediador, era casado". Segundo Luba, o fotógrafo tinha ainda uma amante.
Além disso, a repercussão no Twitter chegou até Denise Dambros, esposa anterior de Baketa. Internautas levantaram a suposição de que ela foi traída por ele com Ivy, que faleceu em fevereiro.
Denise se pronunciou na rede e pediu que não a envolvam na história. "Meu casamento acabou em 2016 e desde então nós seguimos nossas vidas com outras pessoas e mantendo respeito pela amizade. (...) Sobre o caso da outra traição, eu não sei nem quero saber. Essa resposta não está comigo", ressaltou. Ela pediu respeito à memória de Ivy e ofereceu apoio a Luba.
Não gostaria que me envolvessem nisso pq não é um assunto meu. Meu casamento acabou em 2016 e desde então nós seguimos nossas vidas com outras pessoas e mantendo respeito pela amizade.
Peço, por favor, que respeitem a memória da ex-esposa e dêem paz para a filha e família.
— Dedê (@Deeercy) July 18, 2023
- Responsabilidade afetiva
Piadas à parte, Baketa foi alvo de muitas críticas pela falta de responsabilidade afetiva em seus relacionamentos. Usuários da rede social apontaram a falta de caráter tanto em trair uma pessoa doente quanto em capitalizar em cima do luto.
É preciso ser muito mau-caráter para:
1. Trair uma pessoa doente terminal a qual jurou fidelidade;
2. Envolver-se com outra pessoa e mentir que está em processo de separação;
3. Ficar viúvo e capitanear fama em cima disso;
4. Largar a pessoa que vc se envolvera de forma cruel
— jef (@jeferson) July 18, 2023
Podia estar aproveitando a viuvez, empanando a banan, podia estar finalmente se acomodando com a amante. Mas nãaaaaaao, precisava fazer clipping do luto, precisava aparecer na Folha, precisava capitalizar com vídeo antigo que tinha mandado pra amante. pic.twitter.com/uSVyYWzUJt
— Luduvicu (@luduvicu) July 18, 2023
Vão cavocar tudo que puder pra tentar acabar com a mulher por ser amante. Mas nessa história só tem uma pessoa capitalizando em cima da morte da mãe da filha. Foco aí.
— Zeca Pagodinha (@PagodinhaZeca) July 18, 2023
Já a amante dividiu opiniões. De um lado, quem também a julgasse por ter se envolvido com um homem comprometido. Do outro, quem demonstrasse empatia por ela ter sido enganada.
O viúvo usava a morte da esposa pra se promover no twitter, mas mantinha uma amante enquanto a falecida estava em tratamento.
A amante explanou que foi conscientemente amante de um cara que a esposa estava doente e veio a público contar como tudo isso machucou ELA.
🫠
— Thiago Pasqualotto (@thiago_p) July 18, 2023
O Terra entrou em contato com Luba e Baketa, mas ainda não obteve retorno. Enquanto a mulher está com perfil trancado no Twitter, o fotógrafo apagou sua conta na rede social. O Instagram dele está fechado.