Que uma casa com plantas é sinônimo de bem-estar, todo mundo já sabe. No entanto, o que pouca gente sabe é que algumas conseguem expulsar as más energias do ambiente e ainda purificar o ar! Vamos conferir?
Plantas que protegem a casa
Quando se fala em espantar as energias ruins, a mais famosa é a Sanseviéria, ou Espada-de-São-Jorge, como é popularmente conhecida. De origem africana é detentora de inúmeros poderes espirituais e constantemente utilizada por diferentes tradições para rituais energéticos. Segundo esotéricos e espiritualistas, tem o poder proteger a casa energeticamente.
- Arruda: Afasta o olho-gordo e a inveja. Deve ser plantada em um vaso pequeno, com terra adubada, e colocada em um local visível, próximo da porta de entrada. No entanto, é tóxica e não deve ser deixada perto de crianças e animais.
- Comigo-ninguém-pode: Se adapta bem a ambientes internos e é muito usada em apartamentos. Devemos também colocar na porta de entrada da casa para atuar como uma guardiã contra energias negativas.
Para purificar o ambiente
Em 1989, a Nasa fez um estudo para determinar quais as mais indicadas para cumprir essa missão em um ambiente fechado. Algumas foram muito bem no teste, como por exemplo, a Jibóia. É bem popular e consegue-se encontrar facilmente. Além disso, é muito resistente e não requer grandes cuidados. Segundo o estudo, é eficaz na absorção de formaleído, xileno e benzeno.
Por fim, o Lírio da Paz também passou no teste da Nasa em termos de purificação do ar. No entanto, tem um bônus: atua também contra energias ruins. Assim, é uma planta que sobrevive com pouca luz e pouca água. Cresce em temperaturas superiores a 18ºC. Por fim, é bastante longeva e perfeita para ambientes internos. Antes de finalizar a leitura, uma recomendação da clarividente Marcia Sensitiva: "deve ficar no banheiro".