Consumo de pitaya ajuda a emagrecer? Entenda os benefícios

Conheça o consumo ideal dessa fruta para não haver prejuízos nos seus treinos

13 jun 2023 - 16h31
(atualizado às 17h06)

O consumo de pitaya, além de saboroso, pode oferecer diversas vantagens e benefícios para o bem-estar do organismo. Mas, além disso, os componentes presentes na fruta ainda podem te ajudar a emagrecer performar melhor no esporte.

Consumo de pitaya é benéfico para atletas

"Por ser uma fruta de baixa densidade calórica, seu consumo pode ser uma boa opção para o emagrecimento e definição muscular. Contribui também para a variação da alimentação, escolhas de frutas diferentes ao longo do dia, o que reflete em mais nutrientes e, consequentemente, saúde", respondeu com exclusividade para o Sport Life a nutricionista Andrea Santamaria.

Publicidade

Outra dúvida comum para a maioria é sobre a coloração dessa fruta. Porém, não há a mínima necessidade de preocupação, haja visto a riqueza que a pitaya oferece para quem mantém uma vida física ativa.

"A pitaya é uma fruta originária da América Central, rica em vitamina C, que contribui para o bom funcionamento do sistema imune, recuperação pós prática física e regulação hormonal. Suas cores diferenciadas não interferem nas calorias e não costumam ser diferentes no sabor", garantiu Adriana.

Acréscimos sobre o impacto da pitaya no dia a dia

Além disso, a outra fama da pitaya é a riqueza em compostos bioativos, fenólicos e pigmentos. Afinal, ela tem licopeno, betacaroteno e ácido ascórbico, o que fazem essa fruta ter alta capacidade funcional e destaque antioxidante.

"É a fonte de oligossacarídeos presente na sua polpa, que apresenta características prebióticos, benéficas a saúde intestinal. Ainda complementa suas propriedades as vitaminas do complexo B, que tem participação no metabolismo de macronutrientes, no sistema imunológico, na melhora do cabelo, pele e unhas", expôs em contato com Sport Life a nutricionista do Hospital São Marcelino Champagnat Camila Malafronte.

Publicidade

Dado

Essas informações sobre o impacto dessa fruta no rendimento esportivo partem de encontro com o atual momento do país. O Censo Agropecuário do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) acusou a produção de pitaya em 640 estabelecimentos no ano de 2017.

Consumo de pitaya - Shutterstock
Consumo de pitaya - Shutterstock
Foto: Sport Life
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se