Cozinha pequena: 3 dicas para ampliar o seu espaço

Arquiteta traz algumas estratégias para ter uma cozinha pequena funcional e bem organizada

12 dez 2024 - 11h05

Cozinhas pequenas podem ser um desafio para organizar, exigindo uma combinação de criatividade e aproveitamento inteligente dos espaços. Para quem está buscando formas de aproveitar ao máximo esse ambiente, a arquiteta Júlia Guadix, à frente do seu escritório Studio Guadix, trouxe algumas dicas para ajudar a maximizar o espaço das cozinhas pequenas. Confira. 

Aproveite o espaço da cozinha pequena de forma inteligente
Aproveite o espaço da cozinha pequena de forma inteligente
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Priorize eletros compactos

Optar por eletrodomésticos que sejam funcionais é fundamental para aproveitar melhor o espaço da cozinha pequena. Eles precisam apresentar medidas coerentes e proporcionais à área disponível. No entanto, também é preciso levar em conta o número de moradores e o seu estilo de vida. No caso da geladeira, um modelo de até 300 litros é suficiente para um casal, por exemplo. "Mas o que costuma mandar na escolha da geladeira é o tamanho do freezer. Para tanto, é preciso avaliar o volume dele e a demanda de congelados da rotina de vida do cliente", avalia Guadix. 

Publicidade

No que diz respeito à cuba, a arquiteta indica a referência de 50 x 40 x 18 cm (de profundidade) como a ideal por oferecer praticidade no dia a dia da casa. Já no caso do fogão, ela sugere a substituição do fogão tradicional pelo cooktop de duas bocas. "Em geral, é pouco frequente precisar usar quatro bocas de um fogão ao mesmo tempo. Por isso costumo sugerir o de duas bocas quando o espaço é muito reduzido". 

Em relação ao forno, sua instalação é resultado dos hábitos do morador. "Quando o uso do forno é frequente, específico os fornos padrão de 70 a 80 litros. Agora, se ele não for um item essencial na rotina do morador, podemos optar por um menor. Para estes casos, gosto muito das opções de forno elétrico e microondas combinados, que têm cerca de 30 a 40 litros", analisa. Entretanto, caso o eletro esteja fora de cogitação, um microondas já resolve bem a vida.

Organização e fluxo na cozinha

A disposição dos itens na cozinha é fundamental para o ritmo do ambiente. "A circulação entre geladeira, bancada e cooktop deve ser simples e intuitiva, formando um triângulo ou uma sequência linear. Essa disposição facilita o preparo dos alimentos e o retorno à geladeira após as refeições", afirma Júlia.

Além disso, os armários são peças-chave e a arquiteta sugere o uso de nichos específicos para equipamentos adicionais como lava-louças compactas, além de explorar a verticalidade. "Nas primeiras prateleiras gosto de priorizar aquilo que for do uso cotidiano e, para complementar, sempre considero a colocação de acessórios organizadores como cestinhos e divisórias internas", recomenda. 

Publicidade

Lavanderia integrada

Nada melhor que não sair de casa para lavar as roupas e, pensando nesse conforto, Júlia indica a seleção de uma lava e seca. "Mesmo com pequenas diferenças nas dimensões, como 60 x 56,5 cm em vez de 60 x 60 cm, conseguimos ganhar preciosos centímetros. É fundamental prestar atenção nas dimensões e aos afastamentos orientados pelo fabricante antes de fazer sua escolha. Lembre-se sempre de garantir que o equipamento entra e saia do ambiente sem dificuldades", conclui Júlia.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se