Queremos que nossos filhos se tornem adultos resilientes, emocionalmente inteligentes e capazes de se tornarem boas pessoas quando adultos. Queremos que eles sejam adultos com autoestima e confiança, seguros de si mesmos. Para conseguir isso, o segredo é que os pais lhes dêem segurança desde cedo e, de acordo com os especialistas, a validação é uma das ferramentas mais poderosas para conseguir isso.
É o que diz a Dra. Roni Cohen-Sandler, psicóloga clínica especializada em relacionamentos entre mães e filhos adolescentes.
A autora de livros como "I'm Not Mad, I Just Hate You!: A New Understanding of Mother-Daughter Conflict" (Não estou brava, apenas odeio você!: Uma nova compreensão do conflito entre mãe e filha) ou o mais recente, "Anything But My Phone, Mom!" (Qualquer coisa, menos meu telefone, mãe!), sabe como os relacionamentos são complexos, especialmente com adolescentes e pré-adolescentes.
E não estamos falando do relacionamento que temos com eles, mas com o que eles têm com outras pessoas: seus amigos.
Leia mais: Divertidamente na vida real: como gerenciar Raiva, Tristeza e Alegria com Inteligência Emocional
As amizades na infância são essenciais para que as crianças desenvolvam certas habilidades sociais, mas não só isso. Pesquisas demonstram que pelo menos uma amizade forte e saudável garante bom desempenho escolar e também melhora a autoestima e diminui a ansiedade, o que se traduz em bem-estar para os nossos filhos.
...
Veja também
Café da manhã fácil para crianças que querem preparar com a mãe
Criança pode tomar energético? Entenda os riscos!
Férias das crianças: como encontrar equilíbrio entre ócio e atividades planejadas