Em São José dos Campos, no interior de São Paulo, Francisco de Oliveira chamou a atenção ao compartilhar nas redes sociais seu trabalho com próteses capitares. Elogiado pela naturalidade dos fios aplicados em homens adultos, as fotos postadas começaram a viralizar e, em razão do sucesso, o barbeiro passou a receber relatos sobre a história de João, garotinho de Taboão da Serra que sofreu graves queimaduras e perdeu boa parte do cabelo, que não cresce mais.
Em entrevista a BBC News Brasil, Juliana Cerqueira, mãe do menino, contou que perdeu duas filhas no incêndio acidental, e que João, então com dois anos e meio, ficou em coma e passou por 18 cirurgias. Atualmente, ele está bem - e recebeu novas madeixas pelas mãos de Francisco.
A história foi tão compartilhada que outras famílias resolveram ir atrás do barbeiro, levando crianças que passaram por situações semelhantes. Lorenzo Gabriel, por exemplo, também vítima de um incêndio, foi levado de Pernambuco e ficou que é só sorriso com o resultado dos novos cabelos!
Diante da procura, Francisco acabou criando um projeto, que levou o nome do primeiro cliente (e sua cidade de origem) que deu origem a toda essa história: João Taboão. Para viabilizar o trabalho, foi iniciado um financiamento coletivo, e todos os resultados são compartilhados em um perfil do Instagram ( @projeto_joao_taboao).
Nos comentários, não faltam elogios. "Parabéns pelo incrível trabalho", "Que atitude linda" e "Você é um anjo na vida dessas pessoas" são apenas alguns dos exemplos do apoio que Francisco recebe dos seguidores - já são 42 mil acompanhando o perfil.
Assista, a seguir, ao momento emocionante em que a mãe de João, que deu origem a toda essa história, vê o resultado: