Dia do cabelo maluco: veja penteados para fazer nos filhos

Especialistas dão dicas para as crianças participarem do Dia do Cabelo Maluco, comum em muitas escolas, de forma segura e prática

11 out 2024 - 14h26
(atualizado em 14/10/2024 às 12h08)

Muitas escolas comemoram, no dia 11 de outubro, o Dia do Cabelo Maluco. Nele, as crianças vão para as aulas com penteados criativos e divertidos, soltando a imaginação na hora de arrumar os fios. Porém, além de ideias diferentes, é preciso ter consciência de como fazer esses penteados para não danificar os fios e o couro cabeludos dos pequenos.

Veja penteados para usar no Dia do Cabelo Maluco
Veja penteados para usar no Dia do Cabelo Maluco
Foto: Shutterstock / Alto Astral

O hairstylist Rudi Werner explica que o segredo para um cabelo maluco de sucesso está na criatividade e na escolha dos acessórios certos. Ele também destaca a importância de usar produtos adequados para cabelos infantis, que ajudam a estilizar sem danificar os fios. 

Publicidade

Segundo ele, o conforto da criança também deve estar sempre em primeiro plano. Ou seja, nada de escolher aqueles penteados supercomplicados e que podem machucar a criança depois de um tempo com ele.

Para te ajudar com isso, a Huggies, referência em produtos de cuidados infantis, chamou o especialista e a dermopediatra Iwyna França Vial para darem dicas para seu filho aproveitar bem o Dia do Cabelo Maluco. Veja a seguir:

Dicas de produtos e cuidados específicos

Para fazer o cabelo maluco nos pequenos, a dermopediatra Iwyna França Vial recomenda shampoos infantis com pH neutro e ingredientes naturais, como extratos de camomila e lavanda. Eles ajudam a acalmar a pele e não irritam os olhos.

Por outro lado, ela destaca que produtos com sulfatos, parabenos, ftalatos e silicones devem ser evitados, pois podem causar ressecamento, irritação e outros problemas de saúde em crianças.

Publicidade

"Os fios das crianças são mais sensíveis e precisam de produtos especialmente desenvolvidos para essa fase da vida. Produtos com surfactantes suaves ajudam a limpar sem remover a oleosidade natural dos fios, que é essencial para manter o cabelo saudável", explica a dermopediatra.

Ideias de penteados para meninos e meninas

O hairstylist Rudi indicou algumas ideias de penteados que prometem fazer sucesso:

  • Para meninas: divida o cabelo em duas partes e prenda em rabos de cavalo laterais. Decore com lápis coloridos presos a elásticos ou utilize laços e presilhas para um visual mais romântico. Para um estilo mais elaborado, use armações para criar formas divertidas nos cabelos.
  • Para meninos: o gel modelador é ideal para criar penteados espetados ou moicanos. Acessórios como chapéus e sprays coloridos completam o look, trazendo mais cor e diversão.

Cuidados na hora de desfazer os penteados malucos

Mas não é só na hora de fazer o penteado que é preciso certos cuidados, viu? Também é necessário se atentar na hora de retirá-lo.

"Alguns penteados exigem o uso de grampos e a retirada deles exige cuidado. Além disso, a lavagem é imprescindível e o desembarace deve ser mais cauteloso", reforça o hairstylist Rudi. O uso de shampoos e condicionadores adequados para o tipo de cabelo da criança ajuda a manter a saúde dos fios.

De acordo com a médica Iwyna França Vial, crianças não têm cabelos com características específicas, como oleosos, secos ou quebradiços, pois isso só aparece com os hormônios da adolescência. "Portanto, os produtos cosméticos utilizados na pele e no cabelo infantil não devem possuir componentes químicos que intervêm na produção da oleosidade dos fios", completa.

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se