Não são muitas as palavras que iniciam com a letra X em português. Mas, quando se trata de nomes, o brasileiro faz aquilo que ele sabe de melhor: pega elementos emprestados de outras culturas e transforma em algo novo.
Sugestões aparecem de todo lugar: da família, dos amigos, de livros, de programas que você viu na TV em algum momento. A variedade permite encontrar nomes que fogem dos padrões étnicos e culturais, mas com possíveis adaptações à brasileira.
Nomes femininos que começam com X
Xênia: Tem origem no grego "Xenia", que numa tradução mais direta seria "amizade ritualizada", mas também significa "hospitaleira" ou "acolhedora". A cantora brasileira Xênia França é uma das expoentes desse belo nome. Ou, se preferir, também existe a variação Xena, da famosa série da princesa guerreira exibida nos anos 1990.
Xiomara: Variante feminina de "Guiomar" em espanhol, o nome tem origem germânica e significa algo como "forte e pronta para a batalha". É nome inclusive da presidenta de Honduras, Xiomara Castro.
Ximena: Também bastante presente em países de fala latina, é uma adaptação do hebraico "Shim'on", que no português vira Simão. Tanto o nome original quanto a adaptação significam "ouvinte" ou "aquela que ouve".
Xochitl (Soutí): Com origem no náuatle, língua indígena do México e da América Central, o nome Xochitl significa "flor" ou "flor preciosa", simbolizando a vida, a renovação e a fertilidade.
Xerazade: É uma variação do persa Shahrzad, que significa "a que nasceu na cidade" e também "filha da noite". O nome ficou popular através da rainha Sherazade, personagem que narra os contos de As mil e uma noites.
Xara ou Xaria: Com origem no hebraico, tem o mesmo significado que Sara. Todas as variações remetem a "princesa" ou "donzela".
Nomes masculinos que começam com X
Xavier: Com origem basca, Xavier surgiu a partir do termo "Etxeberria", que significa algo como "nova casa". Esse é um caso peculiar para o brasileiro, já que Xavier também foi adotado como sobrenome por aqui.
Xander ou Xande: É uma abreviação com origem grega a partir de Alexandre ou Alexander. Significa "defensor do povo" ou "protetor dos homens".
Xico: É a abreviação alternativa de Chico, apelido de Francisco. O nome vem do latim Franciscus, designação para o povo francês, ainda que também possa significar "homem livre".
Xuan: Esse nome tem significados diversos que dependem da origem. Se for a partir da versão chinesa, significa "misterioso" ou "revelar algo". Na origem vietnamita, é um nome feminino que significa "primavera".
Xisto: Vem dos antigos idiomas europeus. Do grego xystós, significa "polido", "educado" e "respeitoso". Já no latim viria de sextus, sixtus ou xistus, usado para designar o sexto filho da família.
Xamã: O termo vem de um antigo dialeto indiano e significa "incendiar a si mesmo" ou sram. Também se refere ao praticante de xamanismo e foi adotado no Brasil para indicar um líder espiritual ou curandeiro. Para os indígenas, Xamã é "aquele que faz magias" e é "inspirado pelos espíritos".