Sabe-se que as crianças enxergam seus pais como exemplos a serem seguidos. Elas reproduzem suas práticas e a forma como veem o mundo. No entanto, é fato que, para além da influência da formação da educação, a criação dos pais tendem a influenciar diretamente na autoestima dos filhos.
Ao MinhaVida, Letícia Isabela, psicóloga do Grupo Mantevida, explica que a autoestima não pode ser dada ou recebida, porém, ela é desenvolvida por meio de um senso de capacidade e autoconfiança — que começam a ser conquistadas ainda na infância.
"O que a criança mais precisa durante o seu desenvolvimento é sentir que ela é amada por quem ela é. A imagem que refletimos para criança é de extrema importância, ela está no seu percurso de descobrir quem ela é, portanto, a imagem que ela vai ter dela mesma depende de forma muito intrínseca aos seus adultos referência. Quando você aprende a refletir uma imagem positiva da criança, ela passa a acreditar em si mesma. Essa é uma fase muito importante para o seu futuro e moldura sua relação com as outras pessoas", conta a psicóloga.
Leia também: Criança pode tomar café? Entenda se a bebida faz mal
Como a baixa autoestima pode afetar as crianças a longo prazo?
De acordo com Letícia, a baixa autoestima pode afetar a criança de forma significativa, podendo interferir, inclusive, nas suas fases de desenvolvimento.
...
Veja também
Nomes compostos raros: separamos 28 opções lindas e diferentes
Nomes japoneses para meninos: 40 opções com significados
Para aumentar a autoestima das crianças, os pais devem dizer estas 7 frases no dia a dia