A criança não fica com a máscara do inalador no rosto de jeito nenhum e você está se perguntando se pode esperá-la dormir para usar o nebulizador? Saiba que é possível, sim, embora não seja a melhor forma. "O ideal é fazer a inalação com a criança sentada e aproveitar para dar leves batidas nas costas dela, usando as mãos em forma de concha", explica a otorrinolaringologista pediátrica Roberta Pilla. Esse movimento é chamado de tapotagem e ajuda a soltar o catarro.
Mas se, em determinado momento, isso não for possível, dá para aproveitar o sono. "Quando ela estiver dormindo, basta aproximar o inalador do nariz, mantendo-o durante o período necessário bem próximo à face, sem grandes áreas de escape", orienta Roberta. O melhor é fazer dessa forma, segurando a máscara, em vez de tentar prendê-la com elástico na cabeça, caso o aparelho tenha um.
Dicas para fazer a inalação em crianças
A otorrino pediátrica lembra que se deve utilizar apenas soro fisiológico (0,9%) na inalação. "Não devem ser usados outros líquidos. É importante observar também que a solução precisa ser estéril, e a conservação tem que ser apropriada, evitando sua estocagem por longos períodos", ressalta.
Roberta acrescenta ainda a necessidade da higienização após cada utilização: "Esvaziar o líquido restante, limpar e secar tanto o aparelho, quanto o reservatório e a máscara".
Por fim, ela dá uma dica para pais e cuidadores. "Apresente o inalador para as crianças, mostre como funciona de forma lúdica, para tentar evitar a resistência e o desconforto", sugere. Fazer a inalação em si mesmo também pode ser uma boa maneira de naturalizar a prática dentro de casa.
*A redação de Bebê selecionou os produtos em junho de 2023 - preços sujeitos a alteração. Podemos receber uma comissão por compras realizadas nas lojas sugeridas.