Quando Gisele Bündchen ficou grávida dos primeiros filhos, ela tinha, em torno dos seus 30 anos, já que, atualmente, Benjamin tem 14, e Vivian, 11. Ou seja, os cuidados nesta gravidez, aos 44 anos, serão um pouco diferentes. Veja o que a modelo deverá fazer nesta etapa, segundo especialistas:
Cuidados com a gravidez aos 30 e 40 anos
Enquanto grávidas de 30 anos devem manter uma dieta saudável, controlar seu peso, ter uma rotina ativa, fazer acompanhamento pré-natal e não consumir álcool ou fumar, as grávidas depois dos 40 têm de ficar alertas com detalhes além desses. Mais exames para evitar possíveis complicações que podem afetar a gestação, como hipertensão e diabetes e acompanhamento com um profissional da saúde mental entram no pacote.
Diferença entre pré-natais
O pré-natal, enquanto mais nova, tem consultas mais espaçadas, já o da mais velha passa a ser mais rigoroso. As idas ao consultório são mais frequentes e o número de exames e os detalhes aumentam, tais quais as ultrassonografias e os testes genéticos.
Há riscos?
Além dos riscos comuns que uma gravidez traz consigo, quando a gestação acontece depois dos 40 anos, é necessário tomar ainda mais precauções. Isso porque os óvulos têm menos qualidade, gerando mais chances de ocorrer partos prematuros, incidentes com a placenta ou até mesmo influenciar o peso do bebê negativamente. Possíveis surgimento de desequilíbrios na saúde da mãe também podem trazer prejuízos para a saúde da criança, como a diabetes gestacional. Com isso, o acompanhamento deve ser rigoroso para que ambos não corram perigo.
Outras famosas que foram mães após os 40 anos
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que, nos últimos 12 anos, o número de mulheres que optaram pela maternidade tardia cresceu 65,7%. Ademais, no mundo das famosas, também é muito comum de vermos atrizes e cantoras tendo filhos mais velhas. Sendo assim, listamos algumas artistas que foram mães após os 40 anos para você conhecer. Então leia a matéria completa para saber as mães do mundo dos famosos após os 40 anos clicando aqui.