Se você gosta de objetos místicos e possui alguns cristais em casa, já reparou que eles vêm em formas variadas? Assim como suas cores, que possuem significados e emanam energia, o formato também possui uma definição.
Tudo começa nas profundezas do subsolo, a partir de um lento processo de cristalização, com o esfriamento ou a evaporação de uma solução líquida, ou gasosa para um estado sólido cristalino.
"Os cristais são categorizados em vários tipos de formatos, cores e texturas que influenciam sua estética e suas propriedades energéticas", esclarece Kelly Curcialeiro, arquiteta energética e terapeuta dos ambientes.
Por ser único, cada cristal emite uma energia diferente e possui sua propriedade natural. No entanto, eles podem ser programados para outro fim específico que não seja sua característica de origem, conforme revela a especialista.
"Saber o que as diferentes formas de cristais fazem nos ajudam a ampliar nossa experiência, de acordo com a necessidade do momento. Quando precisar que a energia seja ampliada em todo o ambiente, por exemplo, use as drusas. Já quando quiser estabilidade, use o cubo de aterramento."
Para quem está pouco familiarizado com o assunto, pode ser um grande desafio identificar e escolher o cristal certo para o objetivo que deseja atingir. Por isso, a especialista selecionou 8 formatos de cristais perfeitos para usar no dia a dia. Confira:
Formatos dos cristais
Drusa
As drusas têm o poder de ampliar a energia. Em formato irregular e com muitas pontas, cada uma dessas pontas emite um raio energético. Dessa forma, podem ser usados para proteção e para estimular o crescimento espiritual.
Esfera
As esferas têm a capacidade de absorção e retenção das energias dentro dela, fazendo com que as energias fiquem em constante circulação. As esferas também emitem energia em todas as direções da mesma maneira. Sendo assim, elas ajudam a renovar as energias do ambiente e aumentar a vitalidade do local.
Quadrado ou cubo
É utilizado para ancorar intenções e aterramento das energias. Os cristais naturais em forma de quadrado também podem absorver energias negativas e transformá-las.
Pirâmide
É muito eficaz para emissão de energia, criando um campo muito potente de luz. Também é um grande captador de energia e é bastante eficaz em qualquer tipo de trabalho. Esse formato de lapidação intensifica e concentra as propriedades inerentes do cristal.
Ovo
Este formato modela a energia e pode ser usado para detectar e corrigir bloqueios no corpo. O cristal em forma de ovo também é usado como instrumento de reflexologia, causando sensação agradável quando manipulado em momentos de estresse.
Bastões
Os bastões são poderosos instrumentos de cura. A maioria são lapidados artificialmente, mas existem também os naturais. O formato tem a capacidade de focar a energia por meio da sua extremidade pontiaguda, carregada com uma poderosa programação.
Quartzo espiral
O quartzo espiral ajuda a manter o equilíbrio em qualquer nível. Ele estimula a subida da energia Kundalini através dos chakras, eliminando os bloqueios energéticos que impedem a subida dessa energia.
Alma gêmea (Gêmeo tântrico)
São um par de cristais aproximadamente do mesmo tamanho, que crescem da mesma base e estão unidos por uma lateral, dividindo o mesmo mineral. Conhecidos também como "gêmeos tântricos", podem nos ajudar a conhecer e aceitar quem somos e a equilibrar os relacionamentos.
A importância de limpar o cristal
Por fim, vale lembrar que é de suma importância a limpeza e energização dos cristais antes de sua programação, afinal, as pedras absorvem muitas energias (positivas e negativas) antes de chegarem até você. Portanto, procure realizá-las sempre.
Fonte: Kelly Curcialeiro, arquiteta energética e terapeuta dos ambientes.