10 truques que vão mudar seu jeito de cozinhar

Aprenda como picar cebola, ralar gengibre, bater alimentos quentes, tirar pele do tomate, fritar batata e outras técnicas

4 jul 2018 - 11h39

Ninguém precisa ser profissional para picar a cebola em cubinhos idênticos, tirar a pele do alho numa puxada só, cozinhar a abobrinha sem amarelar ou bater a sopa quente no liquidificador sem derramar… Basta aprender os truques certos - ou melhor, as técnicas culinárias apropriadas. São detalhes que facilitam o processo e melhoram os resultados.

Quem ensina é o chef Maurício Lopes, professor de habilidades básicas da cozinha na Universidade Anhembi Morumbi. Experimente!

Publicidade
Aprenda 10 truques simples para facilitar sua vida na cozinha
Aprenda 10 truques simples para facilitar sua vida na cozinha
Foto: cyther5 / iStock

Como fritar batata

O segredo é fritar em duas etapas. Aqueça o óleo à temperatura de 120°C a 140°C. Ponha um punhado de batata, frite, separando para não grudar, e retire antes de tomar cor. Escorra numa peneira (é melhor do que usar papel toalha, acredite). Siga até fritar toda a batata. Em seguida, aqueça o óleo até 180°C e frite tudo novamente, aos poucos, até a batata tomar cor. Escorra na peneira. O método é indicado para grandes quantidades de batata. Mas, depois que você provar a batata frita assim, vai ver a diferença: ela fica crocante e sequinha. Veja a receita completa. 

Como picar cebola sem desmontar

Se você já tentou picar cebola e ainda não conseguiu cubinhos perfeitos, preste atenção a dois detalhes: descasque a cebola sem cortar a parte "cabeluda" do bulbo; e não corte as camadas até o fim, assim a cebola não desmonta. Treine, treine. Depois disso, seu mirepoix (mistura de cebola, salsão e cenoura em cubinhos, tempero base para diversas receitas) ficará perfeito. 

Como tirar a pele do alho

Há duas maneiras fáceis de tirar a pele do alho. Se for usar alho picado, basta apertá-lo com a lâmina da faca e puxar a pele com a mão. Se precisar do dente inteiro, o melhor é deixá-lo de molho na água por no mínimo 30 minutos. Retire, corte a ponta e puxe a pele com uma faca: sai inteirinha. 

Como tirar a pele do tomate

Risque uma cruz na pele do tomate (não precisa ser profunda). Ponha o tomate na água fervendo, deixe por 1 minuto, tire da água, ponha numa tigela de água com gelo. Com a ajuda de uma faca, puxe a pele do tomate cuidadosamente. A pele sai fácil e o tomate continua cru. 

Publicidade

Como conservar salsinha

Pare de desperdiçar ervas frescas. Para fazer a salsinha durar mais em casa, pique bem, embrulhe-a num pano e lave em água corrente. Esprema bem para escorrer a água. Reserve por 10 a 15 minutos até acabar de secar. Depois, é só pôr num pote na geladeira. Ela fica sequinha e perfeita para o uso por pelo menos três dias. 

Como descascar e ralar gengibre

Não há jeito mais fácil de descascar o gengibre que raspá-lo com uma colher. A pele sai sem machucar a polpa. Depois, enrole com um filme plástico um ralador, rale o gengibre, abra o filme com cuidado e os pedacinhos estarão todos ali. O método evita o desperdício — e não suja o ralador. 

Como aromatizar azeite

Azeite aromatizado é ótimo para temperar saladas ou fazer a base de molhos. Manjericão, sálvia e salsinha são os temperos mais indicados. Ponha no liquidificador a erva e o azeite, bata, coe e está pronto para usar. Pode guardar na geladeira por três a quatro dias.

Como bater alimentos quentes

Para evitar que a sopa quente escape do liquidificador, o truque é simples: com uma peneira, separe sólidos e líquidos. Com uma concha, ponha os sólidos no liquidificador, bata. Adicione uma concha do líquido quente. Bata. Aí sim, ponha o resto do líquido e bata, sem risco de sujar a cozinha toda e se machucar.

Publicidade

Como misturar os ingredientes da massa

Comece fazendo um monte com a farinha e ponha a gema (ou o ingrediente líquido) no centro. Em movimento circular, com um ou dois dedos, vá misturando o líquido ao sólido, aos poucos, de dentro para fora, mexendo até incorporar tudo. Assim não vaza nem empelota. 

Como cozinhar vegetais

Se é verde e cresce para cima da terra, cozinhe em panela sem tampa e com água fervendo (pode pôr sal na água). É assim que se mantém a cor da abobrinha, do aspargo, do brócolis… Não deixe cozinhar por muito tempo para não perder a textura. Escorra, ponha numa tigela de água com gelo para interromper o cozimento. Escorra e use. No caso dos legumes que crescem debaixo da terra, como batatas, cenouras e beterrabas, comece o cozimento com a água fria e a panela tampada. Assim ele cozinha por igual.

Quer receber nossas receitas fáceis e saborosas?
Ativar notificações