A 18ª edição do Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes, um dos principais do país, começa nesta sexta-feira e apresentará até o próximo dia 30 pratos e sabores das regiões Norte e Nordeste, além de promover um intercâmbio com chefs franceses convidados para o evento.
O festival realiza algumas atividades como degustações, apresentação de chefs que vão cozinhar e vender seus pratos, além de alguns "festins", jantares exclusivos de chefs nacionais, nos restaurantes da pequena cidade do interior de Minas Gerais, que durante o evento recebe milhares de turistas.
O evento faz parte de um projeto maior, o FARTURA, que também promove uma expedição pelo Brasil, mapeando os estados e buscando ingredientes e pratos locais. Neste ano será apresentado o resultado da pesquisa feita em Goiás, Tocantins, Pará, Maranhão e Piauí.
Um dos principais objetivos do festival é, a partir do conteúdo gerado pelas pesquisas, promover a cadeia produtiva gastronômica, resgatando o prazer de sentar à mesa e celebrar a gastronomia.
Além dos brasileiros, o festival contará com a participação de alguns chefs franceses que virão para cozinhar e dar aulas, em uma parceria do Festival de Tiradentes com o Festival L'Etoile de Mougins, na França.
Para a edição deste ano foram introduzidos roteiros gastronômicos que vão complementar as opções para os turistas, que poderão conhecer um pouco mais sobre o cenário da cidade de Tiradentes e seu entorno. Uma das possibilidades, por exemplo, é a visita a um dos alambiques mais antigos do Brasil, localizado na cidade vizinha de Coronel Xavier Chaves.
O evento também terá uma variada programação cultural. Serão realizadas 83 apresentações artísticas, sendo 21 cênicas e 62 musicais distribuídas em dois palcos no centro da cidade.