McDonald's muda receita após denúncia de Jamie Oliver

Substância era usada para derreter gordura de carne que era triturada para a produção dos hambúrgueres
Substância era usada para derreter gordura de carne que era triturada para a produção dos hambúrgueres
Foto: Getty Images

A denúncia feita em 2012 pelo chef e apresentador britânico Jamie Oliver sobre o uso de amônia em produtos do McDonald’s finalmente surtiu  efeito e a rede de fast food anunciou mudança na receita do hambúrguer para extinguir o uso da substância. Nos EUA, as redes Burger King e Taco Bell já haviam tomado a atitude. As informações são do jornal The Examiner.

Publicidade

Oliver mostrou em seu programa transmitido pela ABC que a rede McDonald’s usava hidróxido de amônia para transformar a gordura animal em recheio para os produtos. A substância, em geral utilizada como conservante natural, era aplicada para derreter gordura de peças de carne que depois eram lavadas e moídas no processo de produção de hambúrgueres.

A empresa esclareceu que o McDonald’s é comprometido em “servir alimentos de alta qualidade, em todos os mercados onde está presente. Na América Latina, onde opera em toda a região, os hambúrgueres são preparados com 100% de carne bovina e toda a produção é fiscalizada pelas autoridades reguladoras de cada país. O aditivo em questão não é utilizado como ingrediente, nem em qualquer processo da cadeia produtiva da marca na América Latina."

Oliver é conhecido por lutar contra a indústria alimentícia, principalmente quando diz respeito às crianças. No programa Jamie's School Diners, ele acompanhou a mudança do cardápio da cantina de uma escola em Londres, que servia somente alimentos industrializados. O documentário incitou uma campanha maciça e conseguiu alterar as merendas servidas em todo o Reino Unido. 

Publicidade

Fonte: Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se