O Brasil é um país conhecido por sua diversidade de etnias e culturas. E claro que esse leque de costumes diferentes ecoaria na culinária. Alguns pratos típicos são transformados de acordo com os alimentos característicos do plantio de cada região, por exemplo. Em São Paulo, surgiu até um nome: "à paulista". É assim que os pratos feitos com um toque de sabor e especialidade da região são comumente conhecidos.
Pensando nisso, que tal provar algumas receitas à paulista que vão surpreender no sabor? Separamos 5 opções de receitas salgadas para você conhecer o melhor das receitas que levam o nome e o sabor do estado. Confira!
Virado à paulista
Dificuldade: fácil
Tempo de preparo: 1h (+6h de molho)
Rendimento: 8 porções
Ingredientes
- 2 e 1/2 xícara (chá) de feijão-carioca
- 200g de bacon picado
- 3 colheres (sopa) de óleo
- 2 dentes de alho amassados
- 1 cebola picada
- 2 gomos de calabresa fatiada
- 1 xícara (chá) de farinha de mandioca
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Cebolinha para polvilhar
Bisteca
- 8 bistecas suínas
- 3 dentes de alho amassados
- 2 colheres (sopa) de cheiro-verde picado
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Arroz branco, banana frita, ovo frito, couve refogada e torresmo para acompanhar
Modo de preparo
Coloque o feijão em uma tigela, cubra com água e deixe de molho por 6 horas. Escorra, coloque em uma panela de pressão com água e cozinhe por 25 minutos depois de começar a chiar. Desligue e deixe sair a pressão. Abra a panela e escorra metade da água. Divida o feijão em duas partes, espere esfriar e bata uma delas no liquidificador até formar uma pasta, reserve.
Em uma panela grande, coloque o bacon e o óleo e frite até dourar. Adicione o alho, a cebola, a calabresa e refogue por 5 minutos. Despeje o feijão batido reservado, o feijão em grãos reservado, a farinha, sal e pimenta e misture bem até ficar cremoso. Transfira para uma travessa e polvilhe com cebolinha.
Para a bisteca, tempere a carne com o alho, o cheiro-verde, sal e pimenta. Aqueça uma frigideira com o óleo e frite as bistecas até dourar dos dois lados.
Transfira para uma travessa e sirva acompanhado do virado, do arroz branco, banana frita, ovo frito, couve refogada e torresmo para acompanhar.
Abóbora à paulista recheada
Tempo: 1h
Rendimento: 4 porções
Dificuldade: fácil
Ingredientes
- 2 abóboras paulistas de tamanho pequeno (20cm)
- 2 colheres (sopa) de óleo
- 1 cebola picada
- 1 colher (sopa) de alho picado
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 2 xícaras (chá) de frango sem pele cozido e desfiado
- 1 lata de milho escorrido (200g)
- 1/2 xícara (chá) de amêndoa picada
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 1 pote de iogurte natural desnatado (200g)
- 1 xícara (chá) de requeijão light
- 3 colheres (sopa) de salsa picada
- 2 colheres (sopa) de farinha de rosca
- 1 xícara (chá) de queijo branco ralado
Modo de preparo
Corte a abóbora ao meio e passe o óleo. Coloque em uma fôrma com a parte da polpa para baixo. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno alto, preaquecido, por 20 minutos. Retire as sementes com a ajuda de uma colher e em seguida um pouco da polpa e reserve. Em uma frigideira, refogue a cebola e o alho no azeite. Adicione o frango e refogue mais um pouco. Coloque o milho, as amêndoas, a polpa da abóbora amassada e acerte o tempero com sal e pimenta. Misture o iogurte, o requeijão e a salsa. Engrosse com farinha de rosca e recheie as abóboras. Cubra com queijo e leve ao forno médio, preaquecido, até derreter. Sirva em seguida com salada de folhas verdes.
Pastel à paulista
Tempo: 2h (+20min de descanso)
Rendimento: 25
Dificuldade: fácil
Ingredientes
Massa
- 1 xícara (chá) de farinha de milho em flocos
- 1 xícara (chá) de farinha de mandioca crua
- 1 colher (chá) de sal
- 1 gema
- 1 ovo inteiro
- 1 xícara (chá) de água fervente (aproximadamente)
Recheio
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 300g de carne moída
- 2 dentes de alho picados
- 1 cebola picada
- 2 tomates sem pele e sem sementes picados
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 2 colheres (sopa) de salsa picada
- 1/2 xícara (chá) de azeitonas picadas
- 1 ovo cozido picado
- Óleo para fritar
Modo de preparo
No liquidificador, bata a farinha de milho até esfarelá-la e transfira para uma tigela. Acrescente a farinha de mandioca e o sal. Em seguida, adicione a gema, o ovo inteiro e misture bem. Vá colocando a água fervente aos poucos até que a massa esteja ligada e macia, sem grudar nas mãos. Sove bem e deixe descansar por 20 minutos embrulhada em filme plástico. Em uma panela, coloque o azeite e a carne moída e deixe-a dourar. Acrescente o alho e a cebola. Refogue por 10 minutos e junte os tomates picados, deixando cozinhar por mais 5 minutos ou até que o recheio esteja quase seco. Tempere com o sal e a pimenta, adicione a salsa, as azeitonas, o ovo cozido e misture bem. Retire do fogo e reserve. Abra a massa com um rolo sobre uma superfície enfarinhada e corte círculos com a boca de um copo ou um cortador. Distribua o recheio no centro de cada círculo. Dobre ao meio e aperte as bordas com um garfo. Frite em óleo quente por 10 minutos ou até dourar. Deixe escorrer em papel-toalha e sirva.
Cuscuz à paulista
Tempo: 40min
Rendimento: 30
Dificuldade: fácil
Ingredientes
- 1 litro de água
- 4 cubos de caldo de galinha
- 1/2 xícara (chá) de óleo
- 1 xícara (chá) de cebola picada
- 1 pimenta dedo-de-moça picada
- 2 xícaras (chá) de tomate sem pele e sem sementes picado
- 2 colheres (sopa) de extrato de tomate
- 1 tomate em rodelas
- 2 latas pequenas de sardinha (250g)
- 4 ovos cozidos em rodelas
- 1/2 xícara (chá) de azeitonas verdes picadas
- 1 lata de ervilha escorrida
- 1 pimentão verde picado
- 4 xícaras (chá) de farinha de milho
Modo de preparo
Em uma panela grande, em fogo médio, ferva a água com o caldo de galinha e reserve. Em outra panela grande, esquente o óleo, em fogo médio e refogue a cebola e a pimenta. Adicione o tomate e o extrato de tomate e frite por 3 minutos. Adicione a água com o caldo de galinha e ferva por 15 minutos. Em forminhas pequenas de empada, untadas, decore o fundo com tomate, sardinha, ovo cozido, azeitona e ervilha. Com o que restou da decoração, pique e coloque na panela junto com o pimentão e ferva por mais 2 minutos. Prove para acertar o sal e desligue. Aos poucos, vá colocando a farinha e mexendo com uma colher de pau. Arrume essa massa nas forminhas e cubra com um pano úmido. Aperte delicadamente e espere esfriar para tirar da forma. Pode ser feito de um dia para o outro e guardado na geladeira. Desenforme, sirva acompanhado de salada de folhas.