Helena Rizzo abandonou as passarelas para se dedicar à culinária e, depois de trabalhar em restaurantes renomados ao redor do mundo e ganhar notoriedade com o Maní, em São Paulo, alcançou a 51ª posição na disputada lista 'The World's 50 Best Restaurants', organizada pela revista Restaurant. Trata-se de uma das maiores premiações mundiais no segmento de gastronomia.
Alex Atala já declarou seu apreço pela chef em diversas entrevistas e, para a premiação deste ano, a expectativa é grande sobre a participação do restaurante na lista em mais uma edição.
Helena iniciou na carreira com apenas 17 anos, quando veio de Porto Alegre para São Paulo. Depois de estagiar em casas como Gero Fasano, Roanne e ao lado de Neca Menna Barreto, abriu o Na Mata Café com dois sócios.
Pela Europa
No ano de 2000, a chef decidiu rechear seu currículo com passagens por restaurantes renomados em países europeus. Em sua lista estão nomes como La Torre e Sadler, que tem duas estrelas no guia Michelin, na Itália. Trabalhou também El Celler de Can Rocca, na Espanha, de Juan Rocca, por três anos.
Com o marido Daniel Redondo, que também é chef, e com os amigos Giovanna Baggio, Fernanda Lima e João Paulo Diniz, inaugurou o Maní em 2004. Entre os títulos conquistados, Helena também se destaca como a primeira mulher a levar o prêmio de chef do ano pela revista Veja São Paulo, em 2010.
Anúncio dos 50 melhores
O Terra, a maior empresa latino-americana de mídia digital, transmitirá ao vivo o anúncio dos 50 melhores restaurantes do mundo na próxima segunda-feira (29), a partir das 16h, direto do Guildhall, em Londres, na Inglaterra. A transmissão estará disponível inclusive para tablets, smartphones e TVs conectadas.
No ranking de 2012, o restaurante D.O.M., de Alex Atala, ficou com o 4º. lugar no ranking mundial. Mais dois brasileiros foram mencionados não entre os 50, mas entre os 100 melhores restaurantes do mundo. O restaurante Maní, da chef Helena Rizzo, em São Paulo, ficou com a 51ª posição, e o Roberta Sudbrack, da chef de mesmo nome, no Rio de Janeiro, pegou a 71ª posição.
O ranking 'The World's 50 Best Restaurants', organizado pela revista Restaurant, elege os 50 melhores restaurantes do mundo, escolhidos por 936 jurados especializados. A transmissão do 'The World's 50 Best Restaurants' é um oferecimento da FineDiningLovers.com, com patrocínio de S. Pellegino e Acqua Panna.