As canetas emagrecedoras, como as que contêm semaglutida (Ozempic e Wegovy), viraram uma febre entre as celebridades que buscam emagrecer rapidamente. Figuras como Jojo Todynho, que utilizou o medicamento para tratar uma condição pré-diabética antes de realizar uma cirurgia bariátrica, e Luiza Possi, que recorreu à semaglutida para perder peso após a gravidez, estão entre as que compartilharam abertamente suas experiências.
Em entrevista ao Purepeople, o Dr. Rogério Padovan explicou detalhes sobre o uso do medicamento que virou febre entre as celebridades. Embora eficazes, o médico alerta que o uso sem orientação adequada pode trazer uma série de riscos e complicações à saúde.
Entre os principais problemas estão os efeitos gastrointestinais, que incluem náusea, vômito, diarreia e constipação - sintomas que tendem a ocorrer no início do tratamento. A rápida perda de peso também pode causar desidratação e desequilíbrios eletrolíticos, afetando os níveis de sódio, potássio e magnésio e comprometendo o funcionamento do coração e dos rins.
Outra preocupação levantada é a perda de massa muscular. Dr. Rogério explica que a redução de peso em curto prazo pode acarretar uma diminuição não só de gordura, mas também de massa magra, o que prejudica o metabolismo e dificulta a manutenção do peso saudável no longo prazo. Além disso, para pacientes que fazem uso dessas medicações em conjunto com outros remédios para controle de glicose, há risco de hipoglicemia, que pode causar fraqueza e até...
Matérias relacionadas