Dez vinhos brasileiros foram premiados no Concours Mondial Bruxelles 2024, um concurso internacional que acontece em Guanajuato, no México, e contou com mais de 7.500 amostras de vinhos brancos e tintos participantes de 42 países. Nove deles ganharam medalhas de Ouro e um rótulo levou a de Prata.
Os dois grandes vencedores foram o Angelo Vinho Fino Cortes, um Tinto Seco 2020, da Vinícola Galiotto, de Flores da Cunha (RS) e o Barbara Eliodora Gran Reserva 2021, da Vinícola Barbara Eliodora, de São Gonçalo do Sapucaí (MG).
"Criado a partir das melhores uvas e das melhores safras, o Angelo é uma homenagem ao patriarca da família Galiotto. Cada garrafa reflete a dedicação e a paixão que definem nosso legado na vinícola... E, vale ressaltar, que o Angelo teve pontos fortes destacados como sabor, aroma e equilíbrio, não registrando nenhum ponto negativo em sua avaliação", diz um vídeo publicado no Instagram da vinícola.
Confira os melhores vinhos brasileiros abaixo
Medalha de Ouro
Angelo Vinho Fino Cortes Tinto Seco 2020 – Vinícola Galiotto
Barbara Eliodora Gran Reserva 2021 – Vinícola Barbara Eliodora
Barbara Eliodora Gran Reserva Alvarenga 2021 – Vinícola Barbara Eliodora
Davo Gran Reserva Syrah 2021 – Vinicola Davo’s
Davo Syrah 2022 – Vinícola Davo’s
Don Raul 2018 – Rar Indústria E Comércio de Alimentos
Jolimont Chardonnay Querências do Sul 2021 – Vitivinícola Jolimont
Jolimont Intendente 2015 – Vitivinícola Jolimont
Jolimont Merlot Reserva 2021 – Vitivinícola Jolimont
Medalha de Prata
Barbara Eliodora Sauvignon Blanc 2023 – Vinicola Barbara Eliodora
Com uma análise que começou em junho e vai até setembro, o concurso é dividido em quatro fases de avaliação, submetidos a mais de 300 jurados, que representam 45 países. Os vinhos brasileiros se destacam pelo investimento dos produtores em tecnologia, inovação e tradição para criar vinhos de qualidade e premiados.
A primeira parte do concurso, com análise dos vinhos tipo rosé foi realizada em março deste ano; a de vinhos brancos e tintos foi divulgada em junho e haverá ainda outra análise de espumantes em julho.
No fim de setembro acontecerá a última etapa dedicada aos vinhos doces e fortificados. As provas são realizadas em quatro sessões de degustação separadas para avaliar cada tipo de vinho de uma forma profissional.
Entre os jurados estão especialistas convidados pelos conhecimentos e capacidade de provar todos os estilos de vinhos, levando em conta suas particularidades.