Que o álcool pode trazer danos à saúde do organismo, você já sabe. Mas, afinal, será que a bebida alcóolica também pode comprometer o rendimento esportivo?
Segundo o psiquiatra e presidente do CISA (Centro de Informações sobre Saúde e Álcool), Arthur Guerra, o álcool é um entre os múltiplos fatores que podem prejudicar a performance durante a atividade física. "A ingestão de bebida alcoólica pode comprometer a hidratação, o desempenho e a recuperação do organismo após exercícios físicos intensos", explica.
Quem pratica exercícios e ingere a substância de forma excessiva pode ter vários prejuízos diretos e indiretos, como o ganho de peso, a desidratação, a queda de desempenho e o comprometimento da recuperação.
Ganho de peso
Além de não oferecer nenhum nutriente para o organismo, as bebidas alcóolicas possuem uma quantidade importante de calorias.
Desidratação
Um dos efeitos do álcool é a perda de líquidos, que, somada àquela que ocorre durante a atividade física, pode piorar o nível de desidratação. Sendo assim, a agilidade, a rapidez e o equilíbrio corporal durante a prática do esporte ficam comprometidos.
De acordo com estimativa, a cada 50 g de álcool ingeridos são eliminados de 600 a 1000 ml de água em algumas horas.
Queda de desempenho
Estudos apontam que a ingestão alcoólica pode ocasionar a redução do uso de glicose e aminoácidos pelos músculos, o que prejudica o nível de energia e o metabolismo enquanto o corpo se movimenta.
Até mesmo o consumo de álcool feito no dia anterior à prática intensiva de esportes traz prejuízos para o desempenho muscular, pois reduz a força e aumenta a fadiga.
Comprometimento da recuperação
De acordo com uma revisão recente de literatura, os níveis de cortisol tendem a aumentar e o nível de testosterona tende a diminuir com o consumo de álcool. Dessa forma, a síntese de proteínas musculares é prejudicada, o que gera problemas para a saúde muscular a longo prazo.
Recomendações
Para atletas de alto rendimento, o ideal é evitar o uso de álcool durante os períodos de preparação e durante competições.
No entanto, para aqueles indivíduos que não deixam de lado o consumo moderado de álcool e não desejam prejudicar sua performance esportiva, há algumas recomendações.
- Não beba antes de treinar: Dê um intervalo de, pelo menos, uma noite.
- Ao beber, capriche na ingesta hídrica e na alimentação.
Lembre-se:
Além de trazer impactos negativos para a atividade física, o consumo de álcool em excesso e frequente oferece riscos perigosos à saúde.