Nos últimos tempos, o azeite tem sido um alimento muito comentado por ter tido um aumento em seu preço. Muitos, inclusive, começaram a tentar usar o ingrediente de forma mais pensada, para não o gastar rapidamente. Além disso, é bom saber o que torna um azeite de qualidade, para não acabar sendo enganado por preços e comprando um mais barato, mas que não vale a pena.
Em relação ao momento da escolha e compra, há várias dicas que podem te ajudar a fazer a decisão mais acertada. Assim como, na hora de usar, há truques e informações importantes que podem te guiar para utilizar o azeite nas receitas corretas e da melhor forma possível.
A seguir, veja dicas sobre a compra e o uso do azeite:
Leia o rótulo
Essa é a dica geral mais importante na hora de comprar um azeite. O rótulo do produto conta com várias informações importantes, como a data da colheita e a data de envase. Nesse sentido, inclusive, quanto mais recente, melhor.
Entenda a diferença entre as azeitonas
Outra informação presente nos rótulos de azeites é sobre o tipo de azeitona usado para o seu preparo, que pode ser verde ou preta.
No caso das mais verdes, o produto ficará com mais aroma e sabor de grama recém cortada, frutos verdes ou ervas verdes, com toques amargos e picantes. A azeitona preta, por outro lado, gera um azeite mais adocicado e que dura menos tempo, então precisa ser consumido mais rapidamente.
Procure selos de aprovação na embalagem
Os rótulos contam ainda com selos de aprovação de organizações confiáveis. Sempre os procure para ter uma garantia de que o produto é de qualidade.
Para comer in natura, use-o o mais rápido possível
Uma das principais dicas sobre o uso do azeite é que, se for comer ele in natura, em cima de uma salada, por exemplo, o ideal é fazer isso o quanto antes. Isso porque, mesmo que o ingrediente fique dentro da garrafa, após aberto ele vai perdendo seu sabor e aroma. Aí, ainda dá para usar na culinária, porém não fica tão gostoso in natura.
Saiba usar da melhor forma
É interessante saber qual tipo de azeite vai ser melhor para cada fim. O extra virgem costuma ser uma boa opção, tanto para cozinhar quanto em cima de pratos. Contudo, se for para cozinhar, pode escolher uma marca mais barata, já que o azeite vai mesmo perder bastante do seu sabor.
Outra questão é que o azeite de oliva pode ser filtrado ou não, sendo que o não filtrado tem sabor mais forte e estraga mais rápido.