A dor de cabeça é uma das queixas médicas mais comuns e pode estar associada a diferentes fatores, como à enxaqueca, que possui grande influência genética. Há uma série de gatilhos que podem gerar os sintomas incômodos e um deles é a alimentação, segundo o neurologista Custódio Ribeiro.
Uma crise de enxaqueca pode surgir, por exemplo, porque alimentos ricos em gorduras saturadas fazem com que o organismo libere óxido nítrico na corrente sanguínea, o que faz com que as artérias pulsem. Mas há outros alimentos que podem ser gatilhos.
"Esse processo, considerado inflamatório, predispõe a ativação de centros cerebrais que provocam a dor de cabeça. Por isso, é importante que pacientes com enxaqueca sigam uma dieta livre de alimentos que servem de gatilho, monitorando os principais ingredientes responsáveis pela dor", explica o especialista.
Leia também: 5 nutrientes que combatem a enxaqueca
Para ajudar nessa listagem, confira sete alimentos que podem provocar a enxaqueca:
1. Cafeína
Seja o clássico café pela manhã ou outras bebidas que contenham cafeína, como o chá, o consumo do ingrediente em excesso pode causar a dor de cabeça, já que confere um efeito ao organismo responsável por aumentar o tamanho dos vasos sanguíneos, a vasodilatação. Alimentos feitos com cafeína, como alguns tipos de chocolate, também podem ser gatilhos para a enxaqueca.
2. Leite e derivados
...
Veja também
Enxaqueca: o que é, causas, sintomas e como aliviar a dor
Enxaqueca com aura: sintomas, tratamentos e causas
Cirurgia para enxaqueca: saiba como funciona e quando o procedimento é indicado
Essas são as 5 frutas que você mais pode comer no processo de emagrecimento