Uma empresa brasileira acaba de lançar um picolé à base de proteína de tilápia que será vendido em breve nas principais redes de supermercados com coberturas nos sabores pistache, chocolate preto meio amargo e chocolate branco. Novos sabores já estão em produção: morango, banana e açaí completam a linha da marca.
"Você poder trazer os benefícios de um peixe dentro de um doce é revolucionário. Pesquisei muito no Brasil e fora e não encontrei nada parecido", conta David Gomes, diretor responsável pelas inovações do grupo Brazilian Fish
A ideia foi criar um produto saboroso, nutritivo e saudável. Em um evento recente, o picolé ganhou o prêmio de um dos produtos mais inovadores no setor de pescado e até Ana Maria Braga quis provar a novidade no "Mais Você", da Globo. "Ele não tem qualquer cheiro ou gosto de peixe, é um picolé delicioso", complementa David.
Ramon Amaral, diretor da Brazilian Fish, empresa de Santa Fé do Sul, em São Paulo, que investe há 17 anos em tilápia, falou sobre a ideia de picolé inovador.
"Ele é feito de proteína de tilápia, esse peixe saudável, saboroso, nutritivo, sem espinho, que vem mudando o hábito do consumidor brasileiro. Já que nós temos a base dessa proteína decidimos fazer esse produto para esse público que quer comer melhor e saudável", disse.
"O sentido é transformar uma proteína poderosa, tão saudável, que tem tantos benefícios para a saúde, num prato gostoso, que você pode dar para seu filho", completa.
O picolé tem sete gramas de proteína, 140 calorias e é zero açúcar. Além disso, ele tem colágeno e é low carb, com 11 gramas de carboidrato.
Tilápia versátil
Segundo David , a proposta surgiu com a ideia de diversificar o consumo da tilápia no Brasil. "Mostrar que ela não é só um filé como a gente está acostumado a comer num prato saudável. A tilápia é muito versátil. A maior prova disso é o GelaFish, a gente sempre trazia essa questão de alguém que não goste muito de peixe pudesse consumir, pra quem está fazendo um pré-treino que seja uma fonte de proteína, por que não oferecer a tilápia em uma opção fácil?", disse.
A tecnologia utilizada é a mesma da extração da proteína do leite e a ideia é fechar uma parceria com uma rede de academia para comercializá-lo lá também.
"Ele não é um picolé sabor tilápia como algumas pessoas pensaram. Ele tem um sabor de leite, de chocolate, sabor de sorvete. A gente entrega a proteína da tilápia para que ele seja saudável e proteico. Tem todos os nutrientes oriundos da tilápia".
Os picolés devem ser vendidos entre R$ 6 e R$ 7, os sabores mais simples e os que tem casquinha crocante devem custar entre R$ 13 e R$ 14 - todos com a característica do alto índice proteico.
Alérgicos a peixe podem consumir o picolé?
Mesmo sendo feito apenas da proteína da tilápia, a empresa não recomenda o consumo do produto por alérgicos a pescados porque pode acabar tendo alguém resquício do peixe. "Por segurança, colocamos na nossa embalagem o alerta para os alérgicos", explica David.
Mais doces de tilápia vem aí!
A empresa antecipa que o picolé é apenas um dos doces lançados com a proteína da tilápia. Outros seis produtos inovadores devem chegar em breve ao mercado. "A gente vem com inovações bem fora da caixa, nos próximos meses vamos lançar alguns produtos doces e alguns nessa linha proteico e saudável. Todos são produtos que não existem no mercado", adianta David. A empresa já lançou coxinha e pururuca de tilápia.