O café é uma das bebidas mais populares do mundo, presente na rotina de muitas pessoas. Contudo, apesar de ser muito consumido, os efeitos da cafeína nem sempre são desejados por todas as pessoas que apreciam a bebida.
Apesar de proporcionar energia e ações neuroprotetoras, além de estar relacionada com a prevenção de doenças, a cafeína pode causar dores de cabeça, nervosismo, agitação e desconfortos digestivos.
Mas, então, como substituir a bebida sem abrir mão de seus efeitos estimulantes? Se você está querendo reduzir ou zerar a ingestão de cafeína, mas precisa daquele incentivo quentinho e gostoso, saiba que existem opções tão deliciosas e acessíveis quanto o tradicional cafezinho.
Bebidas que podem substituir o café
Se o seu objetivo é aumentar a sensação de energia e de foco, Gisele Haiek, nutricionista e pós-graduanda em Nutrição Funcional, pelo Centro de Nutrição Funcional Valéria Paschoal, aconselha o consumo de chás ou de shots com ingredientes com propriedades de suporte cognitivo e de ação no sistema nervoso, como os nootrópicos. Já para quem gosta do sabor do café, é possível encontrar opções descafeinadas.
Confira alternativas ao consumo do café:
1. Chá de alecrim
Apesar de não conter cafeína, o chá de alecrim é excelente para aumentar o foco e a concentração. Além disso, é uma bebida fácil de preparar e bastante acessível, uma vez que você pode encontrar o alecrim facilmente em feiras e em lojas de produtos naturais.
...
Veja também
Café: veja 12 benefícios e a quantidade recomendada
Matcha: o que é e benefícios do chá para emagrecer
Açafrão: o que é, para que serve e benefícios
Chá de alecrim: para que serve e como fazer
1 café da manhã saudável por dia da semana: nutricionista entrega como variar e não enjoar