Essa semana viralizou nas redes sociais imagens de uma Coca-cola transparente, que possui a embalagem igual a que já conhecemos, mas um líquido completamente diferente daquele escuro ao que estamos acostumados. Mas, afinal, isso é verdade ou fake news? Qual seria o sabor do refrigerante transparente? Vamos conhecer um pouco dessa história.
Em 2018, a Coca-Cola inovou no Japão, deixando muitas pessoas boquiabertas com uma versão transparente do refrigerante escuro que já conheciamos. Então, sim! O refrigerante transparente existe de verdade e, quem já provou, afirma que o gosto é bem parecido com o da bebida original.
A revolução da Coca-Cola transparente no Japão
A Coca-Cola Clear, como é chamada no Japão, conquistou os corações dos consumidores no país do Sol nascente. E não se engane, essa não é uma simples água com gás disfarçada de refrigerante. A Coca-Cola Clear é uma bebida única, sem corantes e zero calorias, mas com um sabor bem próximo ao da Coca-Cola original.
A grande diferença entre ela e a versão tradicional está na ausência do caramelo, o componente responsável pela cor marrom característica da Coca-Cola. Isso faz com que a versão transparente seja um pouco menos doce, mesmo em comparação com a Coca-Cola Zero. Além disso, um toque especial na receita é o 1% de suco de limão, que confere um toque refrescante à bebida, tornando-a especialmente popular nos dias quentes do ano.
Para quem já provou a Coca-Cola Light Lemon, a experiência com a versão Clear será familiar. Embora a Coca-Cola Light Lemon não esteja mais disponível no Brasil, ela ainda é vendida nos Estados Unidos. Curiosamente, adicionar uma rodela de limão à Coca-Cola é uma prática comum entre os amantes da bebida no Brasil, demonstrando como o sucesso da Coca-Cola Light Lemon dos anos 2000 deixou uma marca duradoura nos hábitos de consumo.
A origem da Coca-Cola transparente
A ideia da Coca-Cola Clear surgiu na sede japonesa da marca, mas sua criação ocorreu nos Estados Unidos. Apesar disso, a bebida é oficialmente comercializada apenas no Japão. No entanto, é possível encontrá-la em outros países asiáticos, como Taiwan, China e Malásia, por meio de serviços de importação.
Apesar de ter sido lançada há alguns anos, ainda não há previsão de venda da Coca-Cola transparente no Brasil. Portanto, os interessados em experimentar essa novidade devem buscar alternativas, como uma viagem ao Japão ou a importação.
A Coca-Cola transparente e a cultura japonesa
No Japão, a Coca-Cola Clear já se tornou parte da cultura e é tão consumida quanto a versão tradicional, que continua nas prateleiras. A inovação em 2018, que trouxe sabores e cores diferentes do refrigerante, foi um marco na história da marca.
A ausência de corantes e produtos químicos que normalmente dão cor à Coca-Cola é o segredo por trás da transparência da bebida, que recebeu o nome de "Clear". Embora seja um sucesso, especialmente entre os jovens no Japão, a venda não foi expandida para todo o mundo.
No Brasil, a expectativa de encontrar a Coca-Cola transparente nas prateleiras ainda não se concretizou. No entanto, muitos brasileiros têm recorrido a formas alternativas para adquirir a bebida, incluindo comércio clandestino, principalmente pela internet.