Na hora de cozinhar um alimento, como a água é fervida, muita gente fica na dúvida se é melhor usar água da torneira ou filtrada.
Degusta ouviu duas profissionais sobre o assunto que afirmaram que a água filtrada é a ideal para essa finalidade.
"A melhor escolha seria a água filtrada, pois o processo de fervura pode eliminar microorganismos, como vírus e bactérias, porém não remove cloro e outros contaminantes como metais pesados", explica a nutricionista Joice Machado.
"Se for utilizar água da torneira para cozinhar, o ideal seria utilizar água previamente fervida ou em alimentos que tenham uma cocção mais prolongada", completa
A médica nutróloga Isolda Prado, diretora da Associação Brasileira de Nutrologia, explica que ao cozinhar, é preferível usar água filtrada para garantir uma melhor qualidade e sabor dos alimentos, especialmente em regiões onde a água da torneira pode variar em qualidade.
"No Brasil, onde a qualidade da água da torneira pode variar, a opção por água filtrada é uma escolha mais segura e pode melhorar o resultado final das preparações culinárias. Alguns chefs comentam que o tipo de água utilizada, pode interferir no sabor final da preparação", diz.
O chef Erick Jacquin já comentou que o gosto da água quando não é filtrada acaba influenciando no sabor do prato.