Manter-se hidratado traz uma série de vantagens para o bem-estar. Afinal, a água desempenha um papel fundamental em vários processos do nosso organismo, desde fornecer energia e ajudar na circulação até melhorar a função cerebral. No entanto, é importante saber que nem todas as águas são iguais. Dependendo do tipo de água que você está acostumado a consumir, pode estar perdendo nutrientes essenciais.
Por isso, a seguir você encontra qual a diferença de cada um dos tipos de água.
Água da torneira: A água da torneira passa por diversos processos de purificação, como o uso de cloro e ozônio, para eliminar vírus, bactérias e outros agentes patogênicos. Esse processo torna a água potável, porém, não a enriquece em nutrientes. Na verdade, pode ocorrer o oposto, neutralizando alguns deles. Mesmo que a água da torneira seja tratada, é importante conhecer sua procedência. Se a purificação não for feita corretamente, existe o risco de contaminação, resultando em desconforto estomacal, febre, diarreia e vômito.
Água de nascente ou glaciar: Em teoria, a água proveniente de nascentes e glaciares tende a ser bastante pura. Além disso, geralmente contém muitos dos nutrientes presentes na popular água mineral. Atualmente, é possível encontrar opções engarrafadas e testadas disponíveis nos supermercados. No entanto, ao estar em contato com água de nascente na natureza, é importante lembrar que ela é crua e pode conter contaminantes, dependendo do local.
Água mineral: A água mineral é rica em diversos minerais benéficos para nossa saúde, como cálcio e magnésio. Na verdade, muitos desses minerais não são produzidos pelo corpo humano por conta própria, mas podemos obtê-los por meio de uma alimentação saudável. Em termos de benefícios, a água mineral é uma boa opção. No entanto, seu consumo é mais caro em comparação com a água da torneira.
Água com gás: A água com gás tem seus admiradores e não difere muito da água da torneira, exceto por sua característica especial. Para se tornar gaseificada, o líquido é infundido com dióxido de carbono, proporcionando uma sensação semelhante à dos refrigerantes. É possível encontrar opções até mesmo com sabores, o que pode ser interessante para pessoas que estão tentando reduzir o consumo de refrigerantes. No entanto, é importante ter em mente que muitas marcas adicionam adoçantes artificiais ao produto para torná-lo mais agradável ao paladar.
Água destilada: A água destilada pode ser uma alternativa para saciar a sede em situações específicas, por exemplo, quando a água potável da torneira está contaminada ou não há outra fonte segura disponível. No entanto, em termos de saúde, não é tão benéfica, uma vez que o processo de destilação, que envolve a fervura, condensação e recompressão do vapor na forma líquida, remove os minerais e nutrientes presentes nela. Além disso, em alguns casos, pode até ser prejudicial, pois a água destilada retira minerais de outras fontes, como o próprio corpo, especialmente dos dentes.
Água alcalina: A água alcalina é considerada uma das opções mais saudáveis para consumo. Seu pH varia entre 8 e 9,5, enquanto a água comum possui um pH neutro de 7. Suas propriedades podem ajudar a proteger o corpo contra radicais livres, doenças crônicas e inflamações. No entanto, o consumo excessivo pode ter o efeito oposto, diminuindo o pH do corpo e até enfraquecendo os ossos.
Qual é a opção mais saudável?
A água alcalina e a água mineral estão entre as alternativas mais saudáveis devido aos seus aspectos nutricionais e benefícios relacionados. No entanto, em termos gerais, o consumo de água potável deve ser a sua principal prioridade, uma vez que até mesmo a água da torneira oferece muitos benefícios, como uma digestão adequada dos alimentos, batimentos cardíacos regulares e o transporte de nutrientes e oxigênio.