A notícia de que três marcas conceituadas de pão de forma possuem teor de álcool em sua composição pegou muita gente de surpresa e causou desconfiança. Segundo a pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste): Visconti, Bauducco e Wickbold 5 zeros tiveram resultados de teor alcoólico que podem até aparecer em teste do bafômetro e ultrapassam a dose de álcool permitida para crianças.
Será que outros alimentos também levem o componente?A resposta é sim! O álcool pode ser encontrado até em frutas! Confira!
Banana madura e sucos de frutas
Segundo um estudo publicado em 2016 no Journal of Analytical Toxicology, bananas maduras podem conter uma concentração de álcool de 0,4%. Por ser uma quantidade baixa, não oferece riscos à saúde.
“Isso ocorre porque, à medida que as bananas amadurecem, os açúcares presentes na fruta começam a fermentar devido à ação de leveduras naturais presentes na casca e no ambiente”, explicou Andrea Sampaio, nutróloga do Hospital Sírio-Libanês em entrevista à CNN.
Sucos de maçãs, de uva e de laranja também podem ter quantidades detectáveis de etanol. Os níveis mais altos são encontrados no suco de uva (0.86g/litro de etanol). O álcool está presente no processo de fermentação de açúcares pelas leveduras presentes na fruta.
Condimentos e molhos
O extrato de baunilha contém etanol em sua composição. Apesar de ser uma quantidade baixa, se consumido em excesso, pode causar intoxicação alcoólica.
O molho de soja também pode conter entre 1,5% e 2% de álcool por volume, pois o produto é feito a partir de um processo de fermentação natural semelhante ao vinho ou à cerveja. O amido é fermentado e se transforma em etanol.
Vinagre
Os vinagres balsâmicos e de vinho podem conter entre 0,1% e 0,4% de teor alcoólico. E diferente do que muita gente pensa, até mesmo o vinagre de maçã ou de uva podem conter álcool residual em sua composição.
Kombucha e kefir
Bebidas fermentadas, como kombucha e kefir, contêm álcool. Segundo uma pesquisa australiana, alguns produtos testados tinham um teor alcoólico maior que 1,15%. No Brasil, são considerados produtos não alcoólicos aqueles com menos de 0,5% de álcool por volume.
“Bebidas em que são utilizados muito probióticos para a fermentação podem conter algum tipo de álcool, mas não há risco no seu consumo”, afirmou o nutrólogo Daniel Magnoni à CNN.
Existem riscos?
Os níveis de álcool presentes em alimentos fermentados ou frutas maduras são muito baixos e não representam um risco significativo para a maioria das pessoas, mas deve ter o consumo evitado por gestantes, lactantes e crianças.
“Segundo o estudo, mesmo essa pouca quantidade — consumo de 0,5 g/L por dia de álcool — pode ter riscos, especialmente para crianças que gostam de consumir sucos e fast food com maior frequência, bem como para adultos predispostos que consomem regularmente alimentos não alcoólicos, como sucos, frutas, legumes enlatados ou picles”, destacou a nutróloga Andrea Sampaio ao canal.