Existem inúmeras espécies de plantas com propriedades terapêuticas. Dessa forma, quando elas são utilizadas em chás, oferecem diversos benefícios para a saúde. "Os chás potencializam os benefícios específicos de cada planta e com as catequinas, substâncias encontradas nestas, ainda ajudam no processo de desintoxicação", explica o farmacêutico homeopata Jamar Tejada.
Segundo ele, os chás também estimulam a hidratação do organismo, auxiliam no funcionamento intestinal, produzem enzimas digestivas e equilibram o sistema hídrico das células. Veja abaixo duas receitas de chás indicadas por Jamar Tejada:
Chá de matcha
O matcha atua contra os radicais livres. É uma excelente opção antienvelhecimento e auxilia no emagrecimento.
Ingredientes
- 1/2 colher de chá de matcha
- 50 ml de água fervente
Modo de preparo
Em uma panela, ferva a água em fogo médio separadamente. Mantenha a temperatura na média de 70°C. Coloque o pó de matcha em uma xícara e despeje a água quente. Mexa rapidamente até diluir o chá. Sirva em seguida.
Chá de hibisco
O chá de hibisco facilita a digestão, estimula a queima de gordura corporal, regulariza o intestino e combate a retenção de líquidos. Além disso, diminui a pressão arterial e melhora a circulação sanguínea, devido à presença de vitamina C.
Ingredientes
- 2 colheres de sopa de hibisco seco
- 1 l de água
Modo de preparo
Em uma panela, ferva a água em fogo médio separadamente e acrescente o hibisco. Desligue o fogo, tampe a panela e deixe descansar por aproximadamente 10 minutos. Coe e sirva em seguida.