Você vive com fome e com vontade de beliscar algo? Esse hábito facilita o ganho de peso e pode prejudicar a saúde. A nutricionista Marcela Ávila deu a dica de três alimentos poderosos para saciar a fome que podem ser aliados no emagrecimento.
"A grande verdade é que não é culpa sua, os seus hormônios estão desregulados... GLP-1, grelina são hormônios que se não estiverem controlados você fica com fome o tempo inteiro. Você precisa de alimentos que regulem os seus hormônios, alimentos como o morango não podem faltar, como o iogurte natural e outra, não tira o carboidrato", indica a especialista em seu perfil oficial do Instagram.
O iogurte natural é altamente nutritivo. Rico em cálcio, vitaminas B2 e B12 e magnésio, ele apoia a integridade óssea, melhora a função cerebral e promove a sensação de saciedade, auxiliando na perda de peso. Essas características fazem desse alimento multifuncional um componente importante de uma dieta balanceada, trazendo benefícios variados para a saúde e o bem-estar geral do corpo.
Segundo a profissional, inhame, mandioca e batata-doce são exemplos de carboidratos que dão energia. "Não podem faltar na sua vida. Mas, de verdade, o que você precisa mesmo para acabar com a sua fome é conhecer a combinação dos alimentos que interagem com os seus hormônios", completou.
Benefícios do morango
Além da saciedade, um estudo apresentado no 9º Simpósio da Bienal de Benefícios do Morango para a Saúde (BHBS, na sigla em inglês), demonstrou que comer cerca de oito morangos por dia colabora com a saúde do coração. Além disso, a fruta traz benefícios cardiometabólicos para o ser humano.
"O estudo 'Global Burden of Disease' mostrou que uma dieta pobre em frutas está entre os três principais fatores de risco para doenças cardiovasculares e diabetes. Para resolver a 'lacuna de frutas', precisamos aumentar a quantidade total de frutas consumidas, bem como a diversidade de frutas na dieta. O acúmulo de evidências na saúde cardiometabólica sugere que apenas uma xícara de morangos por dia pode mostrar efeitos benéficos", diz Britt Burton-Freeman em comunicado.
Estudos anteriores já apontaram os benefícios cardiometabólicos do morango. Aliás, os ganhos que mais se destacam são:
- Diminuição do colesterol total e do "ruim" (lipoproteína de baixa densidade);
- Aumento do relaxamento e elasticidade vascular,;
- Diminuição da inflamação, do estresse oxidativo e da resistência à insulina;
- Redução do açúcar no sangue.