Os alimentos termogênicos têm atraído crescente interesse científico devido ao seu potencial de promover a perda de peso. No inverno, o corpo necessita de mais energia para manter a temperatura corporal estável e os alimentos termogênicos ajudam na produção de calor, acelerando o metabolismo e promovendo a queima de gordura. Todo esse processo é conhecido como termogênese.
De acordo com o médico especialista em medicina natural, Dr. Christian Aguiar, incluir alimentos termogênicos na dieta é uma estratégia complementar para a gestão do peso e a promoção da saúde metabólica, especialmente durante os meses de inverno. Pensando nisso, ele listou cinco alimentos para fazer parte da sua dieta do dia a dia. Confira:
Alimentos que ajudam a queimar gordura
1. Chás
Chás como o chá verde e chá de hibisco são ricos em antioxidantes e possuem propriedades diuréticas. Ambos são excelentes opções para auxiliar na queima de gordura, além de ajudar a manter a termogênese. O chá verde pode ser tomado pela manhã, em jejum, ou logo após o café da manhã, para ajudar a diminuir o índice glicêmico dos alimentos e reduzir a absorção de carboidratos.
2. Gengibre
O gengibre pode aumentar a circulação sanguínea e a temperatura corporal. Além disso, o gengibre é um anti-inflamatório natural que auxilia na saúde geral do organismo. Uma ótima forma de utilizar o gengibre é ralado na comida, em chás como o chá verde, ou feito em conserva, consumido em sopas e em sucos.
3. Temperos
Alguns temperos como a cúrcuma e a pimenta vermelha possuem propriedades anti-inflamatórias, que aceleram o metabolismo e consequentemente aumentam a queima de calorias. A canela é outra excelente opção, pois ela ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue e aumentar a taxa metabólica, sendo classificado como o melhor suplemento termogênico, porém ela exige certos cuidados.
"Existem duas formas de canela: a cássia e a canela verdadeira ou canela do ceilão. A cássia, que é mais comum, é tóxica em grandes quantidades e, por isso, só deve ser consumida em pitadas, por exemplo no café sem açúcar pela manhã. Já a canela verdadeira ou do ceilão pode ser consumida em quantidades maiores, até 6 gramas ao dia", orienta Christian.
4. Óleo de coco
O óleo de coco é rico em triglicerídeos de cadeia média (MCTs), que são rapidamente absorvidos e usados como energia, ajudando a acelerar o metabolismo. Ele pode ser usado no preparo de alimentos, mas sem exageros devido ao excesso de calorias.
5. Vinagre de maçã
Uma bebida de vinagre de maçã com água morna pode ser uma boa maneira de começar o dia. Isso porque o vinagre de maçã pode ajudar na digestão e na regulação dos níveis de açúcar no sangue, além de atuar diretamente no fígado e melhorar a sua atividade, de acordo com o especialista. Basta diluir uma colher de sopa de vinagre em um copo de água.
No entanto, o vinagre pode ser melhor aceito em saladas, durante as refeições. Pessoas com esofagite e gastrite por excesso de secreção ácida podem não tolerar o vinagre e, por isso, não devem usar. Ele também não deve em hipótese alguma ser consumido puro na cavidade oral, pois sua acidez excessiva pode corroer o esmalte dentário.