O sódio, cientificamente chamado de cloreto de sódio, é um elemento constante na alimentação dos brasileiros. Esse mineral é um componente do sal, que contém cerca de 40% de sódio em 100g.
"O sódio é essencial para a saúde humana. Possui um importante papel para a regulação de eletrólitos e manutenção de funções vitais para o corpo", explica Ana Paula Arantes Pires, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais Além de agregar sabor, o sódio ajuda a manter a conservação dos alimentos por mais tempo.
No entanto, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a ingestão de dois gramas, ou 200 mg, de sódio por dia. Isso porque seu consumo em excesso pode acarretar em sérios problemas de saúde, como doenças renais e cardiovasculares.
Para evitar o consumo exagerado de sal, conheça sete alimentos que têm muito sódio e que talvez você não saiba!
1. Shoyu
O shoyu é um molho tradicional da culinária japonesa e que leva um sabor agridoce às refeições. Apesar de saboroso, o shoyu é rico em sódio, contendo mais de 900 mg em uma colher de sopa.
Saiba mais: Hiponatremia: o que é, causas, sintomas e tratamento
2. Amendoim torrado
Os amendoins torrados, famosos petiscos das reuniões entre amigos, são uma perigosa fonte de sódio. Em 100 gramas de amendoim torrado com sal encontramos cerca de 813 mg de sódio.
3. Bacalhau
O bacalhau, conhecido por ser destaque dos almoços de páscoa, pode provocar complicações à saúde. Isso porque 100 gramas do peixe contém 2.087 mg de sódio.
...
Veja também
Doença cardíaca: tipos, causas e prevenção
Amendoim: veja 8 benefícios e quem não pode consumir o alimento
As 10 piores comidas que você pode comer para a sua saúde e o que você pode consumir no lugar delas
Presunto, mortadela ou peito de peru: qual é a opção mais saudável