De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), manter uma alimentação inadequada e não praticar exercícios físicos são as principais causas que põem em risco a saúde da população. Isso porque o consumo excessivo de alimentos ricos em açúcares e gorduras implica em uma dieta de baixo valor nutricional, prejudicando as atividades essenciais do organismo.
Nesse sentido, a alimentação é uma pauta de interesse público que afeta diretamente o funcionamento do corpo. Por isso, o Dia Mundial da Alimentação busca conscientizar a respeito da importância da nutrição e da alimentação saudável.
A médica de família da Sami Saúde, Dra. Rafaella Reggiani, explica que os hábitos de prevenção são sempre mais eficazes do que tratar doenças já estabelecidas. Dessa forma, não se indica esperar a manifestação de sintomas resultantes de problemas de saúde para adotar bons hábitos.
" É preciso entender que não é necessário fazer cortes bruscos na alimentação, mas é fundamental compreender que escolhas saudáveis podem prevenir problemas graves, como diabetes, doenças cardiovasculares, AVC e até mesmo alguns tipos de câncer. Portanto, pequenas mudanças graduais, com equilíbrio e bom senso, podem trazer grandes benefícios ao longo do tempo. A prudência é a chave para um consumo consciente", explica a especialista.
A profissional ainda ressalta a importância da Atenção Primária à Saúde (APS) para reduzir e prevenir os danos decorrentes da má alimentação. "Com o acompanhamento contínuo e personalizado da APS, cada pessoa recebe orientações específicas para sua realidade, levando em consideração o histórico familiar e as condições de saúde individuais".
Dicas de alimentação saudável
Investir em alimentos naturais e diversificar os grupos alimentares possibilita que o indivíduo tenha acesso aos nutrientes necessários para o desenvolvimento do corpo. Para isso, atentar-se a alguns cuidados é fundamental para adaptar o plano alimentar à rotina. Confira as principais indicações abaixo.
- Aposte na variedade
Incluir diferentes tipos de comidas no prato, como proteínas, carboidratos e vegetais garante uma refeição balanceada e rica em nutrientes.
- Desembale menos, descasque mais
Priorizar alimentos naturais em detrimento dos processados é uma escolha que possibilita hábitos mais saudáveis.
- Fuja das dietas da moda
Optar por uma dieta personalizada e com prescrição profissional é mais eficaz do que seguir planos restritivos e temporários.
- Estabeleça uma rotina
Realizar as refeições em horários regulares evita comer em excesso ou ficar longos períodos sem se alimentar.
- Refeições mais completas no início do dia
Priorizar refeições mais ricas pela manhã é uma boa alternativa, deixando opções mais leves para a noite.
- Hidrate-se bem
Beber água regularmente ajuda no bom funcionamento do organismo, na digestão dos alimentos e no controle do apetite.
- Evite o excesso de açúcar e sal
Moderar o consumo de alimentos ricos em açúcar e sal, preferindo temperos naturais e adoçantes saudáveis é essencial para manter o equilíbrio.