O azeite nada mais é do que o óleo vegetal extraído da azeitona, ou seja, do fruto da oliveira. Sendo assim, a origem da palavra azeite, do idioma árabe "az-zait", significa suco de azeitona, popularmente conhecida como "ouro líquido". Mas será que ele engorda ou é bom para a dieta?
Regras para o consumo do azeite
"Esse tipo de óleo possui substâncias antioxidantes que auxiliam no bom funcionamento do organismo. O ouro líquido tem relação com a saúde. E não ao emagrecimento. Afinal, como fonte de lipídios, é importante que o seu consumo seja moderado", destaca Cris Ribas.
Cris ainda vai passar na sequência a forma de consumir esse óleo de oliva e em quais tipos de carnes e salada que é visto como bom acréscimo. "A forma de ingestão mais indicada é de até duas colheres de sopa de azeite por dia. Essa quantidade equivale a 30 gramas do produto", orienta.
"Uma dica válida de uso é consumir o azeite de forma natural em saladas, legumes, carnes, peixes ou aves. Outra recomendação é usar o azeite para substituir margarina no pão ou em torradas", reforça.
Entre os principais benefícios desse óleo estão as propriedades anti-inflamatórias. Além das reduções de colesterol, prevenção de doenças cardiovasculares, redução do risco da diabete, ajuda aos ossos, retarda o envelhecimento e atua como espécie de hidratante para pele seca.
Ciência
O estudo do Journal of the American College of Cardiology, que foi divulgado em 12 de janeiro de 2022, acusou que a troca do azeite por gorduras não saudáveis poderia trazer um tipo de efeito mais significativo. Existe a estimativa de que a substituição de 10 gramas por dia de gorduras como margarina, manteiga e maionese por essa quantidade de azeite poderia reduzir o risco geral de morte e doenças em até 34%.
Palavra final
"Sempre que for comprar o produto no supermercado, dê preferência às embalagens de vidro ou mais escuras. Elas são mais apropriadas porque impedem a entrada de luz, que pode comprometer as propriedades oxidando o azeite. Claramente vale a pena incluir o azeite em sua rotina e começar a usufruir dos seus benefícios", termina Cris Ribas.