Bacon ou couve? Saiba quanto tempo faria você mudar de ideia

Voluntários com menos autocontrole começaram a considerar o aspecto da saúde 323 milissegundos mais tarde do que aqueles com mais controle

7 jan 2015 - 13h47
(atualizado às 14h11)
Foto: iStock

Você sabe o que determina se vai preferir um alimento calórico ou um saudável? Milésimos de segundos. Segundo pesquisa do Instituto de Tecnologia da Califórnia, nos Estados Unidos, o sabor foi levado em conta cerca de 200 milésimos de segundo mais cedo do que a saúde em escolhas alimentares dos voluntários, sendo que 32% nunca consideraram a saúde. Os dados são do jornal Daily Mail.

Siga Terra Estilo no Twitter

Publicidade

“Em escolhas alimentares típicas, as pessoas precisam considerar atributos como saúde e sabor. O que queríamos saber era em que ponto o sabor dos alimentos começa a se integrar no processo de escolha e em que ponto a saúde é integrada”, disse a cientista Nicolette Sullivan.

Os pesquisadores levantaram a hipótese de que sabor é o primeiro atributo que as pessoas levam em conta no momento de decidir se deve ou não comer a iguaria, enquanto saúde é uma consideração secundária, e, possivelmente, terciária para os com pouco autocontrole.

A equipe testou a proposta em 28 universitários que não tinham comido nada por quatro horas antes do experimento. Todos tiveram que avaliar 160 alimentos individualmente, em uma escala de -2 a 2, em termos de saúde, sabor e quanto achavam que os apreciariam se os comesse após o teste. Em seguida, os mesmos alimentos foram apresentados em pares aleatórios em um computador, sendo que cada um tinha que escolher o favorito entre eles por meio de um clique no mouse.  

Publicidade

Por meio dos movimentos do cursor, foi possível analisar o processo de decisão. Por exemplo, a pessoa direcionou a mouse para clicar na pizza e, logo em seguida, mudou para a ervilha, provavelmente pensando melhor e levando em conta a saúde. Os voluntários com menos autocontrole começaram a considerar o aspecto da saúde 323 milissegundos mais tarde do que aqueles com mais controle. A dica dos profissionais é esperar um pouco mais antes de definir o que comer, o que pode levar a uma escolha mais saudável.

Erros na dieta

Curso de educação alimentar

Aprenda os principais cuidados com a alimentação, saiba como elaborar um plano alimentar e entenda a diferença entre diet e light. Curso certificado pelo MEC!

Fonte: Ponto a Ponto Ideias Ponto a Ponto Ideias
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações