Se você pudesse escolher uma única fruta para incluir na sua dieta diária, qual seria? Um estudo, publicado pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, trouxe uma resposta surpreendente: o limão ficou com a melhor classificação entre os analisados (sendo considerado uma das frutas "mais saudáveis do mundo")!
Com uma pontuação impressionante em densidade nutricional, esta fruta lidera a lista dos alimentos mais poderosos graças à sua capacidade de fornecer uma ampla gama de nutrientes essenciais com baixas calorias.
O que torna o limão tão especial?
O estudo avaliou 47 alimentos entre frutas e vegetais com base em sua densidade de nutrientes — a quantidade de vitaminas e minerais fornecidos em relação às calorias consumidas.
Para ser classificado como um alimento poderoso, o item deveria fornecer, em média, pelo menos 10% do valor diário recomendado de 17 nutrientes essenciais, incluindo vitaminas A, C, E e K, cálcio, ferro, potássio e fibras, entre outros.
O limão destacou-se por fornecer muitos nutrientes com pouquíssimas calorias. Uma unidade média contém uma alta concentração de vitamina C, importante para o sistema imunológico, além de antioxidantes que combatem os radicais livres.
De acordo com os pesquisadores, alimentos com alta densidade nutricional, como o limão, também são fundamentais para prevenir doenças crônicas, como diabetes tipo 2, hipertensão, doenças cardíacas e até alguns tipos de câncer.
...
Veja também
Diabetes: o que é, tipos, sintomas, remédios e se tem cura
Hipertensão: o que é, sintomas e como baixar a pressão alta
Diabetes tipo 2: o que é, sintomas, tratamentos e se tem cura
Asma: o que é, sintomas, remédios e se tem cura
Câncer: sintomas, causas e se tem cura