Os carboidratos e proteínas são os "itens" essenciais quando o assunto é aumentar a massa muscular. Ainda assim, não são todos que se enquadram nesse tipo de plano alimentar, o que gera dúvida para a maioria dos adeptos, por exemplo: batata-doce ajuda a ganhar massa muscular?
Batata-doce ajuda a ganhar massa muscular!
"Carboidratos são fundamentais para a construção muscular. A batata-doce é um dos carboidratos queridinhos para quem busca esse objetivo. Além de ser super versátil e ter fibras que ajudam na saúde intestinal, a batata-doce tem baixo índice glicêmico", garantiu a nutricionista e personal trainer Aline Becker em entrevista exclusiva para o Sport Life.
Essa colocação da Aline denota que basta ser consumida com regularidade para que haja a manutenção da energia, melhora no rendimento esportivo e o aumento de força de um treino. Outro ponto é a quantidade diária de consumo de batata-doce, que depende de vários fatores.
"Isso vai depender da altura, peso e intensidade dos treinos de cada pessoa. Mas para o processo de ganho de massa de modo geral, o ideal é que seja aproximadamente entre 4 e 7g de carboidratos por quilo de peso corporal", complementou.
Os resultados não são demorados caso haja o cumprimento do que foi traçado por um profissional. "Se uma pessoa realmente estiver com o aporte de macronutrientes adequado junto com as fichas de treinos em dia, o primeiro resultado surge nos primeiros 20 dias", afirmou.
Batata-doce para o pré ou pós-treino?
"Pré-treino com certeza! O carboidrato antes do treino é tipo a gasolina no carro! Vai garantir mais energia, velocidade e força aos treinos para ter como resultado o ganho de massa muscular", disse a profissional.
Inhame ou batata-doce: o que é melhor?
Ambos são bons para essa meta, mas um detalhe faz a diferença. "O inhame é mais calórico e contém mais carboidratos a cada 100g. Isso pode influenciar no aumento de acúmulo de gordura", alertou.
Carboidrato e proteína: o match perfeito para construção muscular
"O carboidrato é responsável por fornecer energia ao treino e garantir rendimento. A proteína garante a síntese proteica, o que dá forma à construção muscular", concluiu Aline Becker.