A primavera é conhecida por suas flores, mas, com ela, também vem uma variedade de alimentos. As safras de frutas, legumes e verduras que são produzidos naturalmente na estação acabam ficando mais baratos e podem nos ajudar a preparar deliciosas receitas com beterraba, abóbora, batata-doce, cenoura, entre muitos outros alimentos.
Além de ficarem mais em conta por estarem sendo cultivados na época em que melhor se adaptam, esses alimentos também apresentam outros benefícios. Quando são colhidos no período certo, eles são mais nutritivos e saborosos, especialmente por terem sido produzidos com menos agrotóxicos.
Pensando nessas vantagens, selecionamos 6 receitas com beterraba, um dos alimentos queridinhos da estação. Que tal começar o dia com esse vegetal tão versátil que pode ser transformado em tapioca, panqueca, pão e até mesmo em bolo? Mas antes de irmos às receitas, confira os benefícios desse roxinho!
Benefícios da beterraba
A beterraba é conhecida por ser rica em vitaminas A, B, C, além de minerais como sódio, potássio, zinco, magnésio e ferro. Capaz de ajudar a prevenir doenças e o envelhecimento dos tecidos, o roxinho também colabora para defender o organismo de infecções. Após conhecer os benefícios desse vegetal, confira receitas com beterraba para incluí-la nas suas refeições.
Tapioca de beterraba
Tempo: 1h
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: fácil
Ingredientes:
- 1 beterraba com casca
- Água para cozinhar
- 3 xícaras (chá) de polvilho azedo
Recheio
- 4 colheres (sopa) de manteiga
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 1 tomate sem sementes picado
- 1 lata de milho verde escorrido
- 2 xícaras (chá) de frango cozido e desfiado
- Sal, pimenta-do-reino e salsa picada
- 1 copo de requeijão cremoso (200g)
Modo de preparo:
Em uma panela de pressão, cozinhe a beterraba com água por 20 minutos em fogo baixo após iniciada a pressão. Deixe que a pressão saia naturalmente e abra a panela. Utilize a beterraba em outra receita. Reserve a água do cozimento. Em uma tigela, coloque o polvilho e adicione aos poucos, 1/2 xícara (chá) da água do cozimento da beterraba, aproximadamente, até que ao apertar forme uma massa consistente.
Se necessário, utilize mais água do cozimento. Passe por uma peneira. Coloque 4 colheres (sopa) da massa em uma frigideira antiaderente média e leve ao fogo médio. Deixe 3 minutos e vire do outro lado da massa, deixando por mais 3 minutos. Repita o procedimento com o restante da mistura.
Para o recheio, em uma panela, derreta a manteiga em fogo médio e refogue a cebola e o alho por 3 minutos. Adicione o tomate e refogue por mais 3 minutos. Acrescente o milho, o frango e refogue por mais 3 minutos. Tempere com sal, pimenta, salsa e distribua entre as tapiocas. Dobre ao meio, regue com o requeijão e sirva, se desejar, decorada com cebolinha.
Pão de beterraba sem glúten
Tempo: 50min (+1h de descanso)
Rendimento: 10 porções
Dificuldade: fácil
Ingredientes:
- 1 beterraba grande ralada
- 3/4 de xícara (chá) de água morna
- 3 colheres (sopa) de açúcar
- 2 colheres (chá) de sal
- 3 colheres (sopa) de manteiga
- 2 xícaras (chá) de farinha de arroz (aproximadamente)
- 1 colher (chá) de goma xantana
- 1 envelope de fermento biológico granulado (11g)
- Óleo e farinha de arroz para untar
Modo de preparo:
Em uma tigela, coloque todos os ingredientes na ordem em que aparecem na receita e misture até a massa ficar homogênea. Coloque em 2 formas de bolo inglês pequenas untadas e enfarinhadas. Deixe descansar por 1 hora e leve ao forno médio, preaquecido, por 35 minutos ou até dourar. Deixe amornar, desenforme e sirva.
Lanchinho colorido de beterraba e espinafre
Tempo: 1h (+30min de descanso) (+2h de geladeira)
Rendimento: 15 porções
Dificuldade: fácil
Ingredientes:
- 1 pacote de pão de forma sem casca (350g)
- Tomates cereja cortado ao meio para decorar
Patê de beterraba
- 2 beterrabas cozidas picadas
- 1 colher (sopa) de suco de limão
- 4 colheres (sopa) de margarina
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Patê de espinafre
- 1 xícara (chá) de espinafre cozido e espremido
- 1 xícara (chá) de ricota amassada
- Sal e azeite a gosto
- 1/2 xícara (chá) de creme de leite
Modo de preparo:
Para o patê de beterraba, junte todos os ingredientes e bata com um processador. Retire, escorra por 30 minutos em uma peneira e transfira para uma tigela. Lave o processador e repita o procedimento para fazer o patê de espinafre.
Leve os patês à geladeira por 1 hora. Para montar o lanchinho, em um prato, coloque uma fatia de pão e espalhe o patê de beterraba. Cubra com outra fatia de pão e espalhe o patê de espinafre. Feche com outra fatia de pão e repita o procedimento até terminar os ingredientes.
Organize os lanches em uma fôrma grande, cubra com um pano de prato limpo e úmido e leve à geladeira por 1 hora. Retire, corte cada sanduíche em 4 partes, formando 4 mini-sanduíches. Decore cada um com uma fatia de tomate cereja, espete palitos de madeira decorativos e sirva em seguida.
Bolo de beterraba
Tempo: 1h
Rendimento: 15 porções
Dificuldade: fácil
Ingredientes:
- 2 xícaras (chá) de beterraba ralada
- 1/2 xícara (chá) de óleo
- 1/2 xícara (chá) de água
- 2 xícaras (chá) de açúcar
- 2 ovos
- 2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- Óleo e farinha de trigo para untar
Cobertura
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 3 colheres (sopa) de achocolatado em pó
- 3 colheres (sopa) de leite
- 1 colher (chá) de margarina
Modo de preparo:
Bata no liquidificador a beterraba, o óleo, a água, o açúcar, os ovos e a farinha de trigo até homogeneizar. Adicione o fermento e misture com uma colher. Transfira para uma forma retangular média, untada e enfarinhada, e leve ao forno médio, preaquecido, por 35 minutos ou até que ao enfiar um palito no centro, ele saia limpo. Retire do forno, espere amornar e desenforme.
Para a cobertura, dissolva em uma panela o açúcar, o achocolatado, o leite, a margarina e leve ao fogo baixo, mexendo sempre. Cozinhe por 3 minutos após iniciada a fervura e despeje ainda quente sobre o bolo. Deixe esfriar e sirva.
Pão vermelho de beterraba
Tempo: 1h (+1h de descanso)
Rendimento: 2 porções
Dificuldade: fácil
Ingredientes:
- 1 beterraba picada
- 1 xícara (chá) de leite morno
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 3 tabletes de fermento biológico fresco (45g)
- 1 colher (sopa) de sal
- 1 xícara (chá) de óleo
- 1 ovo
- 5 xícaras (chá) de farinha de trigo (aproximadamente)
- Farinha de trigo para enfarinhar
- Margarina para untar
Modo de preparo:
Bata todos ingredientes no liquidificador, menos a farinha de trigo, até ficar homogêneo. Junte em uma vasilha o líquido batido com a farinha de trigo, aos poucos, amassando até formar uma massa homogênea e macia. Se necessário, adicione mais farinha.
Transfira a massa para uma superfície enfarinhada e sove até ficar macia e elástica. Deixe descansar por 1 hora ou até dobrar de volume. Divida a massa em duas partes iguais, abra com um rolo e enrole em formato de pão. Coloque em uma fôrma grande untada e leve ao forno médio, preaquecido, por 35 minutos ou até dourar levemente. Retire do forno, espere amornar e pronto, agora é só servir.
Bônus para o almoço: Panqueca de beterraba
Tempo: 1h
Rendimento: 12 porções
Dificuldade: fácil
Ingredientes:
- 1 beterraba cozida em cubos
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 e 1/2 xícara (chá) de leite
- 1/2 xícara (chá) de óleo
- 3 ovos
- 1 colher (café) de sal
- 1 xícara (chá) de queijo muçarela ralado para polvilhar
- Manteiga para untar
Recheio
- 3 colheres (sopa) de óleo
- 1 cebola picada
- 3 dentes de alho picados
- 1 tomate sem sementes picado
- 600g de carne moída
- 1 cubo de caldo de carne
- 1 vidro de palmito picado (300g)
- Sal, pimenta-do-reino e salsa picada a gosto
Molho
- 3 colheres (sopa) de manteiga
- 1/2 cebola picada
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 2 xícaras (chá) de leite
- Sal e noz-moscada ralada a gosto
- 1/2 xícara (chá) de creme de leite
Modo de preparo:
Para o recheio, em uma panela, aqueça o óleo, em fogo médio, e refogue a cebola e o alho por 3 minutos. Adicione o tomate, a carne moída, o caldo de carne e refogue por 5 minutos, mexendo. Adicione o palmito e tempere com sal, pimenta e salsa. Desligue e reserve.
Para o molho, aqueça uma panela com a manteiga, em fogo médio, e frite a cebola até dourar. Coloque a farinha e frite por 1 minuto. Adicione o leite, aos poucos, mexendo sempre até engrossar. Tempere com sal e noz-moscada e desligue o fogo. Misture com o creme de leite e reserve.
Para a massa, bata no liquidificador a beterraba, a farinha, o leite, o óleo, os ovos e o sal até ficar homogêneo. Aqueça uma frigideira média untada, em fogo médio, e coloque uma concha média de massa. Gire para cobrir todo o fundo e frite por 2 minutos de cada lado ou até firmar e dourar. Repita o procedimento até terminar a massa.
Divida o recheio entre as massas e enrole como rocambole. Arrume em um refratário médio, regue com o molho branco reservado, polvilhe com a muçarela e leve ao forno médio, preaquecido, por 15 minutos ou até gratinar. Sirva em seguida.