O café levemente torrado pode ser aliado no ganho de massa muscular e na perda de gordura. É o que aponta o resultado de uma pesquisa espanhola que mostrou os benefícios e foi publicado na revista Nutrients, em julho deste ano.
Os pesquisadores estudaram como a bebida se relaciona com o ganho de massa magra e a perda de peso. Ao todo, 38 adultos com idades entre 18 a 65 anos e índice de massa corporal (IMC) entre 25 e 35 kg/m² – o que é considerado sobrepeso e obesidade, participaram do estudo.
Os participantes beberam, durante cerca de três meses, três xícaras de café por dia do tipo torrado arábica (RC) da Colômbia ou experimental levemente torrado (LRC).
Neste período, os pesquisadores coletaram informações como a pressão arterial, medidas antropométricas - como altura, peso, IMC e circunferência da cintura - e a bioquímica sanguínea dos participantes. A composição corporal por bioimpedância também foi medida para acompanhar a evolução da quantidade de gordura, massa muscular e gordura visceral.
A porcentagem de gordura corporal diminuiu em média 1% entre as pessoas que consumiram o café torrado. Já aqueles que beberam café levemente torrado, a redução foi maior: de 1,4%. A massa muscular dos participantes aumentou 0,7% e 0,8%.
“Ambos os cafés (o experimental e o controle) mostraram reduzir significativamente a porcentagem de gordura corporal e aumentar a porcentagem de massa muscular em pessoas com sobrepeso ou obesas. Nesse sentido, o café levemente torrado parece ser superior em induzir mudanças positivas no tecido adiposo”, escreveram os responsáveis pelo estudo.
Apesar do resultado satisfatório, os pesquisadores afirmam que são necessários mais estudos com mais participantes para confirmar o benefício. Fatores como a qualidade do sono e alimentação dos indivíduos também devem ser levados em consideração no resultado.