Considerada uma alternativa mais saudável e segura para consumo, a cerveja sem álcool tem se popularizado entre pessoas que buscam por um estilo de vida mais saudável. Acredita-se que ela contribua com os mesmos benefícios da bebida tradicional, mas sem os malefícios causados pelo álcool.
A cerveja é uma receita simples, que contém ingredientes como água, cevada, cereais não maltados e lúpulo. A retirada do álcool é feita após a fermentação natural da bebida, mantendo a totalidade dos nutrientes provenientes dos ingredientes originais, conforme explica Débora Palos, nutricionista da Clínica Dra. Maria Fernanda Barca.
A especialista ainda aponta que, quando comparada a outras bebidas, como refrigerantes e sucos industrializados, a cerveja sem álcool tem baixo teor de carboidratos e calorias. "Além disso, tem ingredientes naturais, é livre de açúcar adicionado, não tem adoçantes artificiais e nem corantes ou conservantes".
Cerveja sem álcool realmente não contém álcool?
Depende. A legislação brasileira considera que bebidas com até 0.5% de teor alcoólico entram na categoria de não alcoólicas, de modo que algumas versões são vendidas dessa forma — embora contenham um pequeno teor na composição.
Por isso, dependendo do processo de fermentação usado, é possível encontrar versões com 0% de teor alcoólico ou com até 0,5%.
...
Veja também
Alcoolismo: sintomas, diagnóstico e tratamentos
Cerveja sem álcool é segura? Conheça benefícios e contraindicações da bebida
5 chás que não devem ser consumidos durante a gravidez
6 melhorias que um simples chá verde pode fazer no seu corpo. Benefícios são surpreendentes