O orégano é um dos temperos mais usados no Brasil, seja fresco, seco ou na forma de óleo essencial. Mas você sabia que o chá de orégano também contém propriedades medicinais? Com compostos antioxidantes e anti-inflamatórios, ele pode favorecer a perda de peso e aliviar os sintomas de algumas condições, como candidíase. Para te ajudar, reunimos tudo que você precisa saber sobre a bebida — e como prepará-la!
Leia mais: Chá para intestino inflamado: o que tomar para ajudar a melhorar
Para que serve o chá de orégano?
Além de saboroso, o chá de orégano também contribui para a saúde. Um de seus destaques são os compostos antioxidantes, como flavonoides e ácidos fenólicos, que agem combatendo os danos celulares provocados pelos radicais livres e prevenindo envelhecimento precoce e o desenvolvimento de algumas doenças, além de fortalecer o sistema imunológico.
Ele também contém bioativos que atuam nos brônquios, aumentando a produção de secreções pulmonares — sendo uma opção caseira durante quadros de resfriado, gripe, sinusite e tosse.
A bebida também é destaque pela ação anti-inflamatória e antiespasmódicas, o que pode ajudar a aliviar dores — especialmente causadas pelo período menstrual (dismenorreia). Essas propriedades também podem favorecer a digestão, aliviando problemas como cólicas intestinais, gases e espasmos musculares.
...
Veja também
Candidíase: o que é, sintomas e tratamento
Amenorreia: o que é, causas e sintomas
Candidíase vaginal: o que é, sintomas e tratamento
6 opções de pomada para candidíase (e como usar)
Como aliviar cólica em minutos: esse truque caseiro é INFALÍVEL