O colágeno é uma proteína muito importante para manter a saúde da pele, cabelos e unhas. Ele contribui com a elasticidade e resistência de estruturas como a pele, ossos, dentes, articulações e músculos. No entanto, a produção de colágeno diminui com o passar do tempo.
Fatores como idade, poluição, radiação ultravioleta, tabagismo, sedentarismo e a má alimentação reduzem a quantidade de colágeno no organismo. Mas o consumo de alimentos proteicos e ricos em aminoácidos, vitamina C, zinco e silício podem estimular a produção da proteína.
Liz Galvão, nutricionista parceira da Campo Verde, pioneira no mercado de lácteos sem lactose, comenta que o colágeno está presente na composição protéica de alimentos como gelatina, carnes, ovos e até frutos do mar.
"Já no que diz respeito à absorção proteica e na síntese interna de colágeno, é fundamental ingerir itens como laranja, limão, caju, abacaxi, feijão preto, nozes, aveia e algas, que ajudam a conduzir a proteína além do consumo de água", conta.
Iogurtes também são opção
Os iogurtes com adição de colágeno hidrolisado também ajudam a repor a proteína no organismo. "Esses produtos são naturalmente proteicos por conta da sua principal matéria-prima, o leite. Há ainda opções enriquecidas com proteína que, além de serem funcionais, são perfeitas para lanches do dia a dia", revela.
Além deste, ela também recomenda iogurtes com adição do colágeno verisol, cuja principal função é a reposição de colágeno em locais específicos do corpo. O ideal é consumir produtos com ingredientes de origem natural. Ou seja, sem adição de açúcares e com aplicação de colágeno, com benefícios cientificamente comprovados.
"Devido à composição de peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado tipo 1, é considerado o melhor suplemento alimentar do mercado para fins estéticos. Isso ocorre porque o verisol não sofre alteração durante o processo de digestão e mantém a estrutura e os benefícios, atuando em tecidos-alvos no corpo", explica Liz. A profissional lembra que muitos desses produtos contêm pedaços de frutas. Assim, é possível incluir o colágeno na alimentação de uma maneira mais prática e saborosa.