Legumes são alimentos que, por si só, já apresentam um baixo nível calórico. No entanto, para quem tem doenças metabólicas ou está em processo de emagrecimento, qualquer caloria conta. Por isso, optar por legumes com baixa caloria é fundamental para se manter firme na dieta.
Além disso, esta também é uma forma de fugir das dietas restritivas, que mais fazem mal à saúde do que contribuem com a meta de perder peso. Afinal, mesmo com baixa caloria, as opções de legumes abaixo são ricas em sabor e também em muitos nutrientes.
Rabanete - 16 calorias por 100g
Além de conter poucas calorias, o rabanete pode ser especialmente benéfico para quem tem problemas de retenção hídrica. Isso porque o alimento é um diurético natural, aponta a nutricionista Adriana Stavro. "Além de colaborar para a saúde renal, consegue remover resíduos e toxinas do estômago e do fígado", afirma.
Abobrinha - 37 calorias por 100g
A abobrinha é outra opção na lista de legumes com baixa caloria. A nutricionista Jéssica de Freitas aponta que a abobrinha é rica em fibras solúveis que reduzem a velocidade de absorção dos alimentos, o que evita o pico de glicose no sangue. "Como tem um baixo índice glicêmico, é uma ótima opção de legumes para substituir o carboidrato no prato", diz a profissional.
Berinjela - 65 calorias por 100g
Outra opção com baixa caloria é a berinjela, que contém fibras solúveis e tem baixo índice glicêmico. Além disso, o alimento contém compostos clorogênicos, que têm ação de regular o açúcar no sangue, explica Jéssica.
Chuchu - 17 calorias por 100g
Muitos podem considerar o chuchu um alimento sem graça, mas ele traz diversos benefícios à saúde. Isso porque, além de ter baixo nível calórico, o alimento é fonte de zinco, magnésio, cálcio, fósforo, potássio, vitamina B9 e vitamina C.
Beterraba - 44 calorias por 100g
A beterraba é mais um dos legumes com baixa caloria. Além disso, ela também é rica em betaína, nutriente que aumenta a resistência e ajuda a promover desintoxicação, informa Adriana Stavro.