Cupuaçu é a fruta amazônica originária da árvore Theobroma grandiflorum, também conhecida como cupuaçuzeiro, cupuaçueiro ou cupu. Esse fruto, que é popular nos estados do Amazonas, Pará e Amapá, está conquistando o paladar dos povos das demais regiões do país. A novidade desperta curiosidade para a maioria dos brasileiros. Mas será que o cupuaçu é bom para atividade física?
RESPOSTA
"O cupuaçu mostra-se como excelente opção no fornecimento de fibras e é fundamental para o bom funcionamento intestinal. Indiretamente, o bom funcionamento intestinal beneficia a prática esportiva", garante o nutricionista e educador físico Bruno Cipriano.
Não importa se você é atleta amador ou profissional: sempre vai haver uma dieta restritiva elaborada por um nutricionista. Trata-se de uma medida que controla o uso de alimentos calóricos e com carboidratos. Eis que surge o cupuaçu para oferecer alto valor de fibras sem que prejudique a quantidade de carboidratos.
"Atletas e praticantes de exercícios físicos se submetem a dietas de restrição calórica, de carboidratos e podem apresentar diminuição do funcionamento intestinal devido a diminuição na ingestão de fibras. A alternativa de fruta com baixo teor de carboidrato e alto valor de fibras como o cupuaçu é uma excelente alternativa para atingir os valores de fibras sem comprometer os valores de carboidratos", completa Bruno.
Abaixo, há outros três tópicos que comprovam os benefícios do cupuaçu para os amantes de atividades físicas. Confira:
CUPUAÇU + ATIVIDADE FÍSICA = IT'S A MATCH!
AÇÃO ANTIOXIDANTE
O cupuaçu detém esse "poder" pelo fato de conter vitamina C, nutriente responsável por fornecer muitas proteções.
"Cupuaçu combate os radicais livres de oxigênio devido a presença de vitamina C. Ele protege as células contra danos e previne contra o envelhecimento celular. A prática de exercícios físicos é fundamental. No entanto, há maior produção de radicais livres. O cupuaçu torna-se a alternativa 'saborosa' nesse combate", argumenta Cipriano.
AÇÃO ENERGÉTICA
Cupuaçu ganhou a fama de acompanhar o açaí, que também entrega energia. É o típico fruto que auxilia nas atividades físicas.
"O cupuaçu pode ser encarado como uma opção para o fornecimento de energia pela decorrência dos macronutrientes carboidrato e gordura. Esses são os macronutrientes que nosso organismo prefere utilizar para a obtenção de energia e auxiliam nas atividades aeróbicas e anaeróbicas", afirma Cipriano.
EMAGRECIMENTO
Quer emagrecer e não sabe qual alimento pode ser o seu "aliado"? O cupuaçu surge como opção para quem está desorientado nesse objetivo. Dois detalhes que o acompanham são as influências no processo de queima corporal e a sua riqueza em fibra para impedir aquela fome "fora de hora".
"É inegável que a parcela significativa dos praticantes de exercício busca o emagrecimento. Cupuaçu é a opção de fruta baixa em calorias (49 calorias a cada 100g). Alimentos com baixa densidade calórica são importantes no processo de emagrecimento, pois permitem realizar consumo maior e provocam saciedade sem elevar as calorias (para emagrecer, é necessário criar um déficit calórico). Cerca de 200g de cupuaçu fornece menos 100 calorias (100g de arroz, por exemplo, apresenta cerca de 128 calorias)", finaliza.
CURIOSIDADES
A palavra cupuaçu deriva do idioma tupi (kupu = que parece com cacau / uasu = grande) e é encontrado em outras nações da América Latina, como na Costa Rica, Colômbia, Venezuela e Equador. As sementes de cupuaçu são usadas pelas indústrias de cosméticos e na fabricação de chocolate em pó.
Além disso, a fruta apresenta em 100g cerca de 49 calorias, 1,2g de proteínas, 1g gorduras, 10g carboidratos e 3g fibras. Aliás, ela também tem um bom valor de vitamina C, com 24mg. As suas partes principalmente utilizadas são a polpa e sementes. A polpa é usada no preparo de sucos, refrescos, cremes, compostas, doces, geleias, bombons e iogurtes.
Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) acusam que a produção de cupuaçu no ano de 2017 foi de 21.240 toneladas, com área colhida de 13.504 hectares e 6.423 mil unidades de número de pés. O Estado do Amazonas aparece como o maior produtor.