Cúrcuma e mais 2 alimentos que fortalecem a imunidade

Especialista dá dicas de alimentos que também protegem suas células e fortalecem sua saúde

14 jan 2025 - 09h00
(atualizado às 09h01)
Cúrcuma (açafrão-da-terra)- Com a curcumina como principal ativo, a cúrcuma tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Ela melhora a neurogênese e combate o estresse oxidativo, ambos importantes para a memória.
Cúrcuma (açafrão-da-terra)- Com a curcumina como principal ativo, a cúrcuma tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Ela melhora a neurogênese e combate o estresse oxidativo, ambos importantes para a memória.
Foto: Divulgação / Flipar

Na busca por uma rotina mais saudável, alimentos ricos em antioxidantes vêm se destacando como grandes aliados no combate aos radicais livres e no fortalecimento do sistema imunológico. Entre os mais eficazes estão as frutas vermelhas e o gengibre, que, ao lado da cúrcuma, oferecem uma poderosa combinação para quem busca prevenir doenças e promover o bem-estar.

“As frutas vermelhas, como o morango, mirtilo, amora e framboesa, são poderosas fontes de antioxidantes naturais”, afirma Dáffily Gomes, nutricionista e tutora do curso de Nutrição da Cruzeiro do Sul Virtual. 

Publicidade

“Esses alimentos são ricos em vitaminas C, quercetina, ácido elágico e antocianinas, compostos que ajudam a proteger as células contra danos oxidativos e contribuem para a funcionalidade do sistema imunológico.” 

Além disso, o consumo frequente dessas frutas pode reduzir inflamações e infecções, ampliando a proteção do organismo contra doenças.

Outro destaque é o gengibre, conhecido por seus compostos bioativos que combatem inflamações e promovem a saúde respiratória. “Além de proteger as células contra danos oxidativos, o gengibre fortalece o sistema imunológico e ajuda a prevenir condições crônicas, como diabetes e doenças cardíacas”, explica a especialista.

Já a cúrcuma, amplamente conhecida e utilizada na culinária, ganha notoriedade pelas suas propriedades anti-inflamatórias e pela atuação no reforço da imunidade. Rica em curcuminoides, especialmente a curcumina, ela inibe processos inflamatórios e estimula a produção de células imunológicas, sendo uma aliada na prevenção de doenças crônicas e infecções.

Publicidade

A combinação desses alimentos cria um efeito sinérgico poderoso, potencializando a neutralização de radicais livres e ampliando a defesa natural do corpo. “É uma verdadeira bomba de saúde, ideal para quem busca prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida de forma geral”, reforça Dáffily.

No entanto, a especialista alerta que o consumo excessivo de cúrcuma e gengibre, especialmente por pessoas com condições de saúde específicas, deve ser acompanhado por um profissional.

Para incluir esses alimentos na rotina de forma prática e saborosa, Dáffily sugere: “As frutas vermelhas podem ser consumidas in natura ou adicionadas a saladas, smoothies e iogurtes. A cúrcuma é ideal para temperar pratos como legumes, arroz e carnes. Já o gengibre pode ser usado em sucos, chás, sopas e saladas.”

Simples Conteúdo
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se