Quer investir em uma alimentação saudável? Então, nada melhor que incrementá-la com superalimentos, repletos de benefícios. A nutricionista Cynthia Sass recomenda seis para serem saboreados diariamente. Confira a lista, divulgada pelo site Health:

Publicidade

Abacate

Além de gorduras saudáveis para o coração (ácidos graxos monoinsaturados), pode reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o bom (HDL). Fornece antioxidantes que combatem o envelhecimento e as doenças, e cerca de 20 vitaminas e minerais. Um estudo publicado neste ano mostrou que quem ingere a iguaria tem alto consumo de fibras, vitaminas E e K, magnésio e potássio, e ainda pesa menos e tem cintura menor. Fora isso, ajuda o corpo a absorver antioxidantes de outros alimentos saudáveis. Para comer mais abacate, as sugestões são adicioná-lo a smoothies, espalhá-lo no pão integral no lugar da manteiga e usá-lo como base para molhos e saladas.

 Feijão e lentilha

Feijões e lentilhas são superalimentos. Pessoas que comem feijão regularmente têm cinturas mais finas e um risco 22% menor de obesidade. Um estudo da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, analisou mais de 90 mil mulheres por oito anos e constatou que aquelas que consumiam feijão ou lentilhas duas ou mais vezes por semana tinham um risco 34% menor de câncer de mama. E até mesmo pequenas quantidades de feijão, como 1/2 xícara por dia, levam à redução do colesterol em 8%, um efeito que corta o risco de doença cardíaca em 16%. É possível adicionar feijões e lentinhas a pratos doces e salgados. Que tal adicionar lentilha a uma salada? Ou preparar delícias com pasta de feijão?

Publicidade

Gengibre

Inflamação crônica de baixo grau, quando ocorre a nível celular, pode levar ao envelhecimento precoce e doenças, incluindo diabetes tipo 2, patologias cardíacas e Parkinson. Gengibre é um alimento anti-inflamatório potente. Em uma pesquisa com mais de 250 pessoas com osteoartrite no joelho, aqueles que receberam um extrato de gengibre duas vezes apresentaram menos dor e tomaram menos analgésicos. Vale adicionar gengibre fresco ralado no chá quente, água gelada, smoothies, saladas, molhos, calda de chocolate amargo.  

<p>Frutas cítricas são fontes de vitamina C, que ajuda na queima de gordura</p>
Frutas cítricas são fontes de vitamina C, que ajuda na queima de gordura
Foto: Getty Images

Frutas cítricas

Frutas cítricas são fontes de vitamina C, que ajuda na queima de gordura. Fornecem também naringenina, um antioxidante da família dos flavonoides que pode auxiliar a evitar ganho de peso e síndrome metabólica. Além dos tradicionais sucos, adicione fatias das frutas na água ou chá, raspas em receitas de trufa de chocolate amargo e suco em saladas.

Amêndoas

Publicidade

A proteína e a fibra das amêndoas mantêm as pessoas mais satisfeitas e atrasam o retorno da fome. As suas gorduras benéficas desencadeiam a produção de uma substância no trato gastrointestinal que desliga a fome. Um estudo revelou que uma dieta de baixa caloria enriquecida com amêndoas (contra uma com carboidratos complexos) resultou em perda de gordura corporal maior e uma redução de 50% na circunferência abdominal. Adicione lascas da iguaria em saladas, na receita de biscoitos, em smoothies.

Chocolate amargo

Saborear (com moderação) chocolate amargo todos os dias é uma estratégia de perda de peso inteligente, porque pode reduzir o desejo por comidas doces e salgadas. É também bom para a saúde, porque pode impulsionar a atividade cerebral e proteger o coração, por exemplo. Entre as sugestões estão saborear pequenos pedaços, acrescentá-lo em smoothies, derretê-lo para jogá-lo em frutas frescas.

Fonte: Ponto a Ponto Ideias Ponto a Ponto Ideias
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se