A cada dia, parece que surgem novas dicas para emagrecer na internet. Uma das mais populares atualmente são os shots matinais, consumidos em jejum e que nada mais são do que uma combinação de alimentos, como especiarias em pó e limão espremido, em um suco concentrado. Mas será que isso dá certo mesmo?
Na verdade, isso é um mito. Segundo Marcella Garcez, médica nutróloga e diretora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), é muito difícil que os resultados alcançados com essa técnica sejam tão positivos em relação ao emagrecimento.
Porém, mesmo que a bebida não consiga oferecer todos esses milagres de emagrecimento, ela realmente pode ajudar na saúde, sabia? Ele consegue, por exemplo, contribuir para as funções metabólicas, especialmente se também forem adotados outros hábitos saudáveis de alimentação e estilo de vida.
E o melhor é que essa bebida saudável é preparada com alimentos funcionais, então não há contraindicações. Só é preciso ter atenção com certos ingredientes usados no preparo e como eles podem afetar alguns grupos de pessoas.
Isso porque quem tem doenças gástricas pode sentir incômodos ao ingerir os shots matinais. E quem tem cardiopatias, ansiedade, distúrbios na tireoide, hipertensão não controlada, insônia e enxaqueca precisa se atentar aos ingredientes utilizados na bebida, assim como quem é gestante, lactante ou criança.
Receita de shot matinal
A preparação dos shots matinais é mais fácil do que se imagina: basta misturar todos os ingredientes no copo e beber! "O ideal é que o volume total não ultrapasse de 50 a 70ml, equivalendo a uma xícara de café ou um copo de shot", recomenda Dra Marcella Garcez. Além disso, lembre-se de beber logo que ficar pronta, ou os nutrientes podem oxidar.
Mas quais ingredientes podem ser usados? É possível fazer várias combinações diferentes, sendo que os ingredientes a seguir são alguns dos mais comuns:
- laranja
- vinagre de maçã
- suco de maçã
- chá verde
- gengibre
- canela
- cúrcuma
- pimenta-caiena
- pimenta-do-reino
- própolis
- hortelã
- salsa
"Uma combinação muito comum, por exemplo, é limão com gengibre. Enquanto o limão, por ser rico em Vitamina C, ajuda a melhorar a imunidade e confere ação antioxidante e anti-inflamatória, o gengibre é um poderoso termogênico que auxilia na digestão de alimentos gordurosos, tem efeito protetor do fígado e combate enjoo e gases", destaca a nutróloga.