Dica de Chef: saia dos temperos industrializados e deixe a comida mais saudável 

Dicas para você comer melhor com mais saúde

27 abr 2023 - 13h58
Cozinhar é prazeroso
Cozinhar é prazeroso
Foto: iStock

Mudar hábitos alimentares muitas vezes é difícil, afinal encontramos conforto na comida de alguma maneira, seja por memória afetiva ou por paladar, comer é sempre muito bom! Para ter uma alimentação saudável, não basta ter o prato colorido, o modo como preparamos os alimentos está diretamente relacionado ao seu valor calórico e a quantidade de químicas que adicionamos. 

Sei que pode parecer estranho o fato de você mesmo preparando a comida em casa não estar sendo saudável, detalhe como a gordura que usamos e até mesmo a quantidade de sal podem influenciar nesse aspecto. 

Publicidade

Aqui vão algumas dicas para que você possa ter sucesso com bons hábitos sem perder o sabor da comida!

Dica 1: quanto menos rótulo melhor

Opte por usar mais ervas para temperar a comida e temperos que são apenas processados, ou seja, passam por uma etapa industrial sem adição de conservantes e químicos. Fique atento aquele molho de salada que você tanto gosta,  fazer seus próprios molhos é uma ótima alternativa, deixará sua salada mais leve. 

Dica 2: Fique atento ao sal

Além de contribuir para a pressão alta o excesso de sal por atrapalhar na retenção de líquido e inchaço, sem contar com a sede que da. O sal é um realçador de sabor, ou seja, ele traz em evidência o sabor do alimento, se pesar a mão e usar demais a comida fica com um sabor mais forte de sal do que o próprio alimento. Invista nas ervinhas frescas e diminua o sal. 

Dica 3: Gordura na medida

Ter bons hábitos não significa riscar do seu cardápio as frituras e comidas mais ricas em gordura, afinal são deliciosas e com equilíbrio podemos consumir de tudo um pouco! Se o assunto for fritura por imersão, dê preferência sempre ao óleo novo, usar o óleo muitas vezes pode fazer mal à saúde. Quando for preparar alimentos que contenham muita gordura como bacon, embutidos e até mesmo alguns cortes de carnes, evite acrescentar mais óleo ao preparo, o próprio derretimento da gordura do alimento pode cozinhar e trazer um sabor incrível.

Publicidade

Outro pulo do gato é usar a água durante os preparos dos alimentos. Muitas vezes estamos fazendo um refogado e ele tende a ficar mais sequinho, de cara as pessoas adicionam mais gordura, seja óleo ou azeite, e continuam a refogar para não queimar os alimentos. Se você adicionar poucas quantidades de água e fizer um “pinga e frita” seu alimento carameliza com muito mais sabor e mais leve. Essa tática funciona em vários preparos. 

Dica 4: use a tecnologia a seu favor

A airfryer é um eletrodoméstico que veio para ajudar na praticidade dos preparos sem fazer sujeira e por trazer crocancia sem precisar fritar. Usá-la como uma aliada no seu dia-a-dia pode te ajudar muito a manter uma alimentação mais saudável. Basta temperar o alimento com temperos naturais e deixar o ar quente fazer a mágica do cozimento e em poucos minutos fica pronto.

Caso você seja mais conservador e prefira o forno, é uma baita mão na roda fazer suas receitas e é possível fazer infinitos preparos.

Fonte: Giu Giunti - O Melhor Prato
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se