Vegetariano é aquele sujeito que exclui qualquer tipo de carne do seu cardápio e que ainda assim consome queijos e leites. Afinal, o hábito alimentar pode ser literalmente uma mudança para quem vive com alimentação desregulada. Está desmotivado para tentar? Conheça as duas principais vantagens da dieta vegetariana.
Os dois pontos essenciais da dieta vegetariana
Vitamina B12
"Um dos pontos mais importantes é a suplementação da Vitamina B12. Ela é um nutriente essencial e encontrada em alimentos de origem animal. Um vegetariano estrito deve fazer a suplementação diariamente. As recomendações de ingesta diária de Vitamina B12 variam com a idade e fases da vida (gestantes e nutrizes têm maior necessidade)", respondeu em entrevista exclusiva para o Sport Life a nutricionista da Science Play D'Lawery Fófano.
Aliada do esporte
Além disso, engana-se quem pensa que o hábito vegetariano interfere no desempenho. Ou seja, essa proposta vai oferecer riqueza ao organismo para quem cumpre com essa dieta e, claro, a saúde vai agradecer com os inúmeros ganhos.
"Além da Vitamina B12, precisamos orientar o cliente com relação à ingesta de ferro, cálcio, zinco, magnésio e ômega-3. Todos encontrados em alimentos de origem vegetal. É possível e indicado inserir estratégias veganas tanto com foco na saúde quanto na performance esportiva", garantiu a nutricionista.
Como fazer essa transição para o vegetarianismo?
"Muitas pessoas têm buscado passar pela transição, ou seja, sair de uma dieta onívora para uma à base de plantas. Algumas por questões ambientais e a grande maioria em busca de qualidade de vida e melhora da saúde. É muito importante buscar orientação nutricional para adequação e suplementação. Não basta apenas excluir os alimentos de origem animal. É necessário a adequação nutricional tanto de macro (carboidratos, proteínas e boas fontes de gorduras) quanto de micronutrientes (minerais e vitaminas)", finalizou D'Lawery Fófano.
Dados
A SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira) encomendou pesquisa ao (Ibope Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) Inteligência no ano de 2018, que constatou que 14% dos brasileiros se consideravam vegetarianos e dispostos a selecionarem mais os produtos veganos.
Dessa forma, a classificação do site World Atlas em conjunto com Wikipedia apontou a Índia como a nação em que há mais adeptos do vegetarianismo no mundo com 360 milhões de pessoas. Brasil apareceu no Top 10 em oitavo lugar e à frente da Irlanda e Austrália, respectivamente.