Com a proximidade do verão, muitas pessoas buscam alternativas que proporcionem um emagrecimento rápido. Ao contrário do que pensa o senso comum, para perder peso não é necessário adotar dietas restritivas e difíceis de manter. Por isso, quem deseja emagrecer de forma definitiva, deve associar um plano alimentar balanceado à exercícios físicos.
A perda de peso se associa ao déficit calórico, processo que acontece quando o consumo de calorias alimentares é menor do que as gastas diariamente. Nessa situação, o organismo utiliza reservas energéticas para realizar as atividades essenciais ao corpo.
Dicas para emagrecer
Segundo o nutrólogo, especialista em emagrecimento, desempenho físico e distúrbios hormonais, Dr. Neto Borghi, algumas dicas podem ser incorporadas na rotina para facilitar o emagrecimento. Confira as principais abaixo.
- Foque na qualidade dos alimentos: priorizar alimentos naturais e integrais, ricos em nutrientes, em detrimento de produtos ultraprocessados, faz a diferença em um emagrecimento saudável.
- Ingira porções adequadas: controlar o tamanho das porções é fundamental para evitar o consumo excessivo de calorias.
- Evite pular refeições: manter uma rotina de alimentação regular, com pequenas refeições ao longo do dia, ajuda a controlar o apetite e a evitar exageros.
- Hidratação: beber água regularmente é essencial não apenas para manter o corpo hidratado, mas também para facilitar a digestão e auxiliar no controle da fome.
Além disso, o especialista do Instituto SoulMais esclarece que uma refeição completa e que gera saciedade deve prezar por boas escolhas alimentares que contemplem diversos grupos.
Por isso, a dica é optar pelo consumo de proteínas magras, vegetais, grãos integrais e frutas com baixo teor de açúcar. Dessa forma, se garante uma riqueza nutricional e torna o emagrecimento um processo saudável e prazeroso.
Hábitos que impactam na perda de peso
De acordo com o analista corporal, Igor Gomes, algumas mudanças de hábitos simples podem auxiliar no processo de emagrecimento. Confira os principais abaixo.
- Inicie as refeições com alimentos crus
O ideal é começar as refeições pelas folhas e vegetais, além de se alimentar com calma para que o corpo libere os hormônios da saciedade, evitando exageros alimentares.
- Mastigue bem os alimentos
Uma digestão adequada começa a partir da mastigação. Isso porque quanto mais triturado e pastoso o alimento estiver ao chegar no estômago, melhor será a digestão.
- Evite utilizar eletrônicos durante a refeição
Assistir televisão ou usar o celular ao comer reduz a concentração e favorece exageros alimentares.
- Preste atenção no ambiente
O sentimento de solidão, ainda que o indivíduo esteja cercado por outras pessoas, pode resultar em uma ingestão alimentar excessiva como forma de suprir o vazio emocional.
- Evite a depreciação corporal
Pensamentos negativos sobre o próprio corpo podem liberar hormônios do estresse que se relacionam ao aumento do acúmulo de gordura absominal.